Uma reunião marcada por fortes emoções, assim pode-se dizer sobre a última reunião ordinária da Câmara dos Vereadores de Reduto, ocorrida na noite de terça-feira, 19/04, na sede do legislativo redutense.
Com plenário tomado pelos professores da educação infantil e moradores, o Presidente da Câmara, Vereador João Paulo Louback Salazar (João Paulo do Guarani), iniciou os trabalhos com a leitura da ata da reunião anterior, e, logo após, momento de oração.
Após a leitura da pauta da reunião e de ofício enviado pelo SAAE de Reduto explicando sobre a denuncia apresentada pelo Vereador Márcio Toledo, quanto ao uso das dependências da autarquia para lavagem de veiculo particular, o Diretor do SAAE, Heron Márcio, esclareceu que foi constatado o fato e o servidor foi advertido conforme determina a Lei.
Educação Infantil
Na sequência, Juliana Pimentel, da Secretaria M. de Educação, abordou assuntos relacionados à dispensa dos professores da educação infantil do município. De acordo com ela, as dispensas foram necessárias devido a recomendações do Ministério Público, mesmo não havendo irregularidade nas mesmas e que a medida do MP se deu após denúncia recebida pelo órgão por parte de populares.
Juliana frisou ainda que as denúncias não partiram e não têm qualquer relação com a Câmara dos Vereadores de Reduto.
Logo após a Secretária M. de Educação, Lílian Antunes entregou rosa para cada uma das professoras dispensadas que estavam presentes ao plenário da Câmara, a ação emocionou os presentes.
“Somos solidários com todos esses professores e reconhecemos o valor de cada um deles e esperamos superar esse momento difícil e do fundo do nosso coração agradecemos a cada um de vocês pelo carinho para com as nossas crianças”, disse a Secretária.
Emater de Reduto
A Câmara Municipal recebeu representantes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) para apresentação dos resultados dos trabalhos realizados em 2021. Participaram os extensionistas agropecuários, Luis Augusto e Thiago Braga.
Na reunião, foram apresentados todos os atendimentos e assistências realizados, bem como o volume de recursos aplicados no município. Segundo Luis Augusto, ‘a Emater é uma empresa pública do Estado de Minas Gerais e faz questão, dentro do princípio da transparência e da eficiência, de trazer à Câmara Municipal, que é a representante dos cidadãos de Reduto, o trabalho e a prestação de contas’.
Reajuste para os Professores
No segundo expediente da reunião, os Vereadores apreciaram e votaram diversos projetos e apresentaram indicações, tendo como destaque os projetos de reajuste dos professores em 33,24% aprovado por unanimidade pelos vereadores e o de abertura de vagas para estagiários na prefeitura, aprovado por 5 votos a 3.
“Foi uma reunião extremamente proveitosa, com a participação de vários populares e professores do município e de forma ordeira acompanharam todos os trabalhos dos vereadores e podemos destacar a importâncias destes projetos aprovados no dia de hoje; um deles a abertura de vagas para contratação de estagiários, sendo que nossos jovens não tinham como fazer estágios no município, tendo que procurar vagas em outras cidades da região” disse o Presidente. “Outra vitória da população, principalmente os professores da rede municipal, foi a aprovação do Projeto de Lei que concede o reajuste de 33,24% para todos os professores, no qual o Prefeito Diocélio Hott, já se comprometeu a pagar esse reajuste”, finaliza João Paulo.
Vereadores de Reduto voltam a se reunir em sessão ordinária, na primeira terça-feira, de maio.
(Assessoria de Comunicação)