A Prefeitura de Manhuaçu, através do SAMAL, tem intensificado o recolhimento de lixo e manutenção da limpeza da cidade, com a realização de capina e poda do mato nas áreas urbanas, limpeza e pintura dos trevos, além dos trabalhos incansáveis dos garis que varrem as ruas e praças da cidade todos os dias.
Mesmo assim, o trabalho dessa equipe às vezes é pouco reconhecido e até mesmo ignorado. Ainda mais quando algumas pessoas inconsequentes se acham no direito de praticar vandalismo colocando fogo em containers e espalhando tudo pelo meio das ruas.
Foi o que moradores da Rua Professor Silas Heringer, no entorno da pracinha no Engenho da Serra vivenciaram na manhã deste domingo, dia 17/05. Além de colocar fogo no lixo dentro nos containers, os vândalos fecharam a rua com dois dos três containers existentes no local. Eles foram tombados no meio via e tiveram o lixo espalhado, causando transtornos a moradores e motoristas que transitavam pelo local.
A ação no Engenho da Serra se repete com frequência, somente este mês, essa foi a segunda ação de vandalismo no local, a primeira foi no domingo dia 03. O SAMAL com o emprego de homens, caminhões e máquinas realiza a limpeza do local, e, em menos de 24 horas, o lugar já está cheio de móveis e entulhos.
“O pior que moradores de outros bairros e da parte alta do Santa Terezinha usam aqui como bota fora, a gente vai falar com eles e somos ameaçados e até agredidos verbalmente. É so procurar na internet que acha vários vídeos de transtornos que isso nos causa quando e colocado fogo aqui. Precisamos de uma solução pra isso, a Prefeitura limpa, limpa, vira as costas, o povo suja, e nós, moradores do entorno sofrendo com a fumaça e o mal cheiro”, lamenta a moradora, que pediu para não se identificar.
O SAMAL e a Secretaria de Obras estudam uma maneira de acabar com esse problema, sem prejudicar os moradores do bairro.
Secretaria de Comunicação Social