Foi realizada no Centro Universitário UNIFACIG, em Manhuaçu, a capacitação Rastreamento da Hanseníase, para acadêmicos do último ano dos cursos de Enfermagem e de Medicina.
A capacitação faz parte de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Centro Universitário UNIFACIG, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu.
De acordo com a professora, Dra. Angélica Coelho, a região de Manhuaçu possui alta endemicidade de hanseníase, e, a transmissão do M. leprae ocorre por meio de contato próximo e prolongado de um indivíduo suscetível com um caso bacilífero não tratado, o que justifica trabalhar medidas para o controle efetivo do ciclo de transmissão da doença.
Para a Coordenadora da Atenção Primária de Manhuaçu, Enfermeira Sandra Barbosa, a estratégia é de grande relevância, pois, possibilitará o trabalho em conjunto dos serviços de saúde e das instituições de ensino em prol da saúde da população.
A Enfermeira Msc. Roberta Mendes explicou que a hanseníase é uma enfermidade crônica, infecciosa, de evolução lenta e progressiva que atinge nervos e troncos nervosos periféricos, causando lesões cutâneas como manchas, nódulos, pápulas; perda de sensibilidade.
Assim, a capacitação dos acadêmicos que estão no último ano dos cursos de enfermagem e Medicina é de grande importância para preparação desses profissionais para trabalharem estratégias de controle e vigilância dos casos de hanseníase na região.