quarta-feira , 18 setembro 2024
Home / Bombeiros / UNIFACIG firma parceria com Bombeiros e Município para Resgate Animal em situações de emergência

UNIFACIG firma parceria com Bombeiros e Município para Resgate Animal em situações de emergência

UNIFACIG parceria bombeiros resgate animal Manhuaçu4O Centro Universitário UNIFACIG oficializou parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para implementar ações conjuntas voltadas para o resgate animal. O objetivo é garantir o bem-estar de animais em situações de emergência no município.

O acordo foi firmado durante a V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, no Coffee Valley, campus Alfa Sul do UNIFACIG, nesta terça-feira, 10/09. Estiveram presentes para a assinatura do Termo de Compromisso: o reitor do UNIFACIG, Thales Reis Hannas; a coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Maria Tereza Nacif; o Sargento Polícia Militar, Paulo César, representando a 12ª regional da Defesa Civil;, o Sargento Maikel, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; o coordenador do grupo de estudos Resgate Técnico Animal, professor Marcos Vinicius de Souza e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Larissa Bitencourt Vidal.

Para o reitor Thales Hannas, essa parceria é um marco importante: “Estamos criando uma estrutura sólida de resposta a desastres envolvendo animais. Além de priorizar o bem-estar animal, a iniciativa oferece aos nossos alunos uma oportunidade valiosa de aprendizado prático.”

 

Palestras e discussões

Durante o evento, o Sargento Paulo César apresentou a palestra “O papel da Defesa Civil e suas atribuições”, oferecendo uma visão clara sobre a segurança e o papel da Defesa Civil em operações de resgate. Na sequência, o Sargento Maikel, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, falou sobre “Contenção e Resgate Animal”, abordando suas experiências e a importância da Medicina Veterinária nesses cenários.

Encerrando o encontro, uma mesa-redonda reuniu todos os palestrantes, o professor Marcos Vinicius de Souza, e os alunos para um debate sobre as práticas e desafios do resgate técnico animal.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Larissa Bitencourt Vidal, ressaltou a importância da iniciativa: “Este evento marca o início de uma jornada muito promissora. Estamos somando forças para desenvolver práticas cada vez mais eficientes no resgate técnico de animais, ao mesmo tempo em que enriquecemos a formação dos nossos alunos com experiências reais”

 

Ações conjuntas

UNIFACIG parceria bombeiros resgate animal Manhuaçu4

A parceria estabelece um trabalho colaborativo que combina o conhecimento acadêmico do UNIFACIG com a prática dos órgãos de emergência. As principais ações incluem:

Capacitação e Treinamento: alunos de Medicina Veterinária, junto com profissionais da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, participarão de treinamentos práticos e teóricos, incluindo simulações de resgate, manejo de animais em risco e primeiros socorros.
Atuação Conjunta: a parceria possibilitará uma resposta rápida e coordenada em situações de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e incêndios.
Desenvolvimento de Protocolos: serão criados protocolos padronizados para garantir a eficácia e segurança em operações de resgate animal.
Sensibilização da Comunidade: ações educativas, como palestras e campanhas, serão realizadas para conscientizar a população sobre a importância do bem-estar animal em emergências.
Pesquisa e Desenvolvimento: a iniciativa também vai incentivar pesquisas acadêmicas focadas em novas técnicas e equipamentos para o resgate animal.

UNIFACIG resgate animal
Essa parceria reflete o compromisso do UNIFACIG em integrar conhecimento acadêmico com a prática em prol da comunidade e dos animais, proporcionando um aprendizado enriquecedor para os estudantes e impactando positivamente o município de Manhuaçu.

 

Veja Também

Curso Horta Barreiro Manhuaçu SENAR

SENAR e Sindicato realizam curso sobre Horta Caseira no Córrego Barreiro

O curso de Olericultura ‘Horta Caseira’ foi realizado com sucesso na Comunidade do Barreiro, em ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *