segunda-feira , 25 novembro 2024
Home / Destaque / Unidades prisionais realizam ação simultânea de desinfecção e limpeza geral

Unidades prisionais realizam ação simultânea de desinfecção e limpeza geral

Equipamentos adquiridos especialmente para prevenção e combate à Covid-19 estão sendo utilizados

Todas as 195 unidades prisionais de Minas Gerais, dentre penitenciárias, presídios, centros de remanejamento e unidades de saúde realizam, nesta terça-feira (5/5), ação simultânea de limpeza e desinfecção. Espaços como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e veículos passam por higienização. A partir desta semana, a ação simultânea está programada para acontecer todas as terças-feiras.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado de Andrade, destaca que a iniciativa conta com apoio dos diretores regionais e dos diretores gerais das unidades prisionais. “Esta ação, aliada a outras já implantadas, traz mais segurança e tranquilidade para os detentos, servidores e seus familiares”, afirma.

A iniciativa, feita em forma de mutirão com mão de obra prisional, reforça as medidas preventivas que têm sido praticadas no sistema. Um dos protagonistas desta mobilização no combate a Covid-19 é o pulverizador ou bomba de costas, utilizado para aplicar a solução de água com hipoclorito – água sanitária – em todas as instalações prediais e viaturas.

Nesse cenário, entra em ação também a lavadora de alta pressão. Para isto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adquiriu 250 unidades do pulverizador e 200 da lavadora. Além de aproximadamente 2 mil botas e botinas, álcool em gel e líquido. Também foram distribuídas mais de 22 mil caixas de luvas para procedimentos diversos, juntamente com os itens normalmente utilizados nas limpezas de rotina, como detergente, desinfetante, sabão e sabonete.

No Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata, a diretora de atendimento, Aline Araújo, explica que as orientações sobre os protocolos de higiene se tornaram mais intensas desde o início da pandemia. “Somos muito cuidadosos na manutenção e na limpeza do espaço; esta é a melhor forma de prevenir e combater os principais tipos de patologias, especialmente no ambiente carcerário”, reforça.

Já o diretor-geral da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, Bruno Aguiar, comemora a chegada dos novos equipamentos. “Eles facilitam bastante o trabalho de limpeza dos pavilhões, de uma forma mais eficiente. É incontestável que esta e outras medidas são fundamentais no combate ao novo coronavírus”, destaca.

Outras medidas

Para combater a disseminação do coronavírus em todo o ambiente prisional, o Governo de Minas tem atuado em várias frentes. As visitas foram suspensas para evitar a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros insumos, para evitar a circulação de materiais contaminados. Esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais e recebidos, ainda, via Correios.

No sentido de evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos. As pessoas presas em Minas Gerais são encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam por um período de 15 dias em quarentena e observação. Após comprovação de que estão saudáveis, elas são levadas a novas unidades prisionais.

No caso de presos que já se encontram no sistema prisional e apresentam sintomas da Covid-19, o protocolo é instaurar isolamento imediato, realizar exames e, em caso de confirmação, encaminhar para tratamento em hospital, com escolta da Sejusp.

Para evitar o contágio via profissionais de segurança, as escalas de trabalho foram alteradas, de forma a diminuir a circulação desses profissionais dentro e fora das penitenciárias. Além disso, o Estado também está distribuindo equipamentos de proteção individual nas estruturas prisionais.

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *