De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, em 2023, 17 agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em acidentes com a energia elétrica no Brasil, devido ao manuseio inadequado de implementos agrícolas próximo às redes de energia.
Técnicos de Segurança do Trabalho destacam que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição ou dos cabos da rede elétrica ou dos cabos de aço de sustentação das estruturas.
É muito importante que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser fatais.
Ao contrário do que se imagina, a utilização de varas de bambu ou madeira para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos também oferece riscos. “Aproximar ou tocar nos cabos pode causar sérios acidentes para as pessoas que estão próximas do local.
Deve-se evitar transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”.
Quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados, deve-se observar a altura de todo o conjunto. Dessa forma, o total somado dos dois veículos não deve se aproximar da fiação elétrica que atravessa sobre vias públicas e rurais, ou das redes de telecomunicações, que são um pouco mais baixas.
Somente em caso de incêndio, deve-se abandonar o veículo, saltando da cabine o mais longe possível com os pés juntos, evitando tocar no solo e no veículo ao mesmo tempo, e nunca se aproximar de fios partidos.