Foram abordados os protocolos, orientações e normas atualizadas para realização de inspeção das Unidades Básicas de Saúde
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu promoveu nesta terça-feira, 29/03, oficina sobre Inspeção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os fiscais sanitários dos 11 municípios da microrregião de saúde de Carangola. A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Regional e atende solicitação do Ministério Público Estadual.
“A abordagem da oficina está nas Unidades Básicas de Saúde da microrregião de saúde de Carangola, seguindo solicitação do Ministério Público Estadual, que orientou que a equipe da SRS elaborasse plano de trabalho para 2022 contemplando todo processo de trabalho que vai desde a inspeção, acompanhamento e verificação das regularidades sanitárias das Unidades Básicas de Saúde. A reunião contou com a presença de coordenadores e fiscais de vigilância da microrregião de saúde de Carangola”, pontuou a referência técnica em serviços de saúde da SRS Manhuaçu, Giselly Nunes de Oliveira Franco.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Manhuaçu, Enilma Magalete, reforçou a importância dos municípios montarem cronograma de fiscalização e realizarem as inspeções sugeridas pelo MP, entre abril e novembro deste ano. “Alertamos para que todos fiquem atentos aos prazos, e, hoje, passamos todas as orientações para que os fiscais tenham segurança para realizar as visitas de inspeção”, disse.
O enfermeiro e coordenador de Vigilância Sanitária do município de Faria Lemos, Rogério de Souza, considerou importante a realização da atualização para aprimoramento das inspeções. “Com as informações aqui passadas e com o apoio da Regional vamos realizar o trabalho de inspeção de acordo com a legislação sanitária vigente”, frisou.
O superintendente da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau, destacou a relevância do treinamento para aprimorar a atuação dos fiscais sanitários. “Existem questões específicas que precisam ser observadas e com essa troca de experiências entre os fiscais municipais é possível sanar várias dúvidas. Tivemos mais uma vez a participação dos municípios da microrregião de Carangola que atenderam ao nosso chamamento para essa importante capacitação”, finalizou.
(Texto e fotos: Antonio Rodrigues / Ascom SRS MANHUAÇU)