Centro de Atenção Psicossocial será instalado em Ipanema
Na última quarta-feira (3/2) aconteceu reunião entre a equipe do CAPS e técnicos da Regional de Saúde de Manhuaçu. A referência técnica de Saúde Mental e, também, coordenador do Colegiado Gestor Regional da Rede de Atenção Psicossocial, Marcos Alexandre Moreira, orientou a equipe sobre os processos de trabalho que devem ser pautados na Política Estadual de Saúde Mental Álcool e Drogas de Minas Gerais, resolução 5461/2016 – https://www.saude.mg.gov.br/
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no município de Ipanema, em Minas Gerais, oferecerá acolhimento e cuidados às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas em nove municípios da Microrregião de Saúde de Manhuaçu, passando a ser uma ampliação da rede no território.
Foi destacado o acolhimento e o papel do técnico de referência, do Projeto Terapêutico Singular (PTS), do Matriciamento em Saúde Mental, da composição da equipe e carga horária, além da produção no sistema e estudos de casos.
“O CAPS é um importante ponto de atenção que vai somar à RAPS, possibilitando tempo resposta mais curto e dividindo a Microrregião de Saúde com outro CAPS em Manhuaçu, tornando assim viável a cobertura populacional”, disse Marcos Alexandre.
Sobre o CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é um serviço de média complexidade e um Estabelecimento de Saúde estratégico e especializado na Rede. O CAPS da cidade de Manhuaçu assistirá aos demais municípios da Microrregião de Saúde.
(Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu)