Dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que integram os Polos Leste do Rio Doce (Manhuaçu e região) e Rio Doce (Governador Valadares e região) ser reuniram na Gerência Regional do INSS em Governador Valadares, durante o Dia de D de Mobilização por melhorias no atendimento à população, por parte do Instituto Nacional de Seguro Social, nesta terça-feira, 05/04.
O ato integrou as mobilizações em âmbito nacional e nos estados, propostas pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e as Federações, no caso, a FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), para esta data.
Em Governador Valadares, os dois polos representaram a população, especialmente os moradores do campo, de cerca de noventa municípios do Leste Mineiro.
No decorrer do ato, os dois polos da FETAEMG foram representados por: Paulo Natividade da Silva (Paulinho do Sindicato), Diretor do Polo Leste do Rio Doce, e Gabriel Soares de Almeida, Diretor do Polo Rio Doce, juntamente com os representantes dos sindicatos destas regiões, foram acolhidos pelo Gerente Executivo do INSS de Governador Valadares, Ricardo Orlandi Sales, e pelo Chefe do Serviço de Gerenciamento do Atendimento, Thales Caldoncelli Nogueira, no interior da agência.
Após os pronunciamentos dos representantes dos trabalhadores rurais e do dirigente do INSS, foi formalizada a entrega de documento contendo as reivindicações feitas ao órgão do Governo Federal.
Entre as principais reivindicações, estão: a solicitação de melhorias nas plataformas INSS Digital e Meu INSS, que vêm apresentando travamentos e inconsistências; realização de concurso público para contratação mais servidores e médicos peritos para agilizar atendimento à população e a revisão de processos da Previdência Social, beneficiando trabalhadores que tiveram o pedido de aposentadoria ou benefício negado, mas que verdadeiramente precisam deste recurso para a sobrevivência.
Entre as causas que levaram os sindicatos, CONTAG e Federações a se mobilizarem, estão a demora na análise dos pedidos de benefícios, fechamento de agências, falta de servidores, indeferimentos sem critérios, perícias médicas realizadas em longo prazo, inconsistências e precariedade no funcionamento dos sistemas digitais de atendimento, dentre outros. Este cenário têm gerado muita insatisfação e reclamações por parte dos segurados e seguradas rurais e urbanos.
Entre os presentes, representando o STTR Manhuaçu, o Presidente Marco Antônio Domingos, e os Diretores Roberto Muniz e Victor Muniz, e Silvana Damasceno (Presidente do STTR Luisburgo), além dos demais Sindicatos que integram ambos os polos.
O Diretor do Polo Leste do Rio Doce, Paulo Natividade Silva (Presidente do STTR Pedra Bonita e Vice-prefeito), disse que na reunião que ‘somos parceiros do INSS há muito tempo, juntamente com FETAEMG e CONTAG, mas precisamos de nos mobilizar porque estão faltando pessoas no órgão para agilizar o atendimento aos trabalhadores’.
Gabriel Soares de Almeida, Diretor do Polo Rio Doce, reforçou que ‘estamos protocolando este ato, em defesa da restruturação do INSS, que é um órgão que é nosso, que é dos trabalhadores’. Na reunião, ele procedeu com a leitura integral do documento entregue ao órgão do Governo Federal.
O Presidente do STTR de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, agradeceu a acolhida dos dirigentes do INSS, mas mencionou que é preocupante esta postura constante do Governo Federal em fechar agências, dificultando o atendimento à população urbana e rural. ‘Se não nos organizarmos, este governo fará com o INSS o que fez com a Receita Federal e está fazendo com os demais órgãos de Governo. Não há comprometimento com os trabalhadores, especialmente com os agricultores familiares. A política dele é simplesmente acabar, sucatear, com tudo aquilo que é nosso, e, dizer para nós que o Estado não consegue. Isso é má gestão e irresponsabilidade. Estamos aqui hoje também para defender aos servidores do INSS, porque sabemos que vocês também trabalham em condições desumanas, e, o Presidente não está nem aí. Nós enquanto, lideranças, estamos aqui para entregar este manifesto e se preciso, iremos para Brasília, lutar pelos direitos da população, pois, a Previdência Social é algo sagrado na vida do trabalhador’, reforçou.
O Gerente do INSS, Ricardo Orlandi Sales, disse que, a partir do recebimento deste manifesto formalizado, o documento será analisado para melhor compreensão das reivindicações e até mesmo encaminhado para outros setores, caso seja necessário, para posterior resposta às reivindicações.