O Setor de Identificação da Polícia Civil voltou a funcionar na sede da 6ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil), na Avenida Melo Viana, na Baixada, em Manhuaçu. Nesta nova fase, o setor de atendimento foi reestruturado e é realizado sem agendamento.
Antes, a prestação deste serviço por parte da Polícia Civil ocorria no 2º piso do Terminal Rodoviário Antônio Xavier. Uma grande dificuldade existente no antigo local era a falta de acesso para cadeirantes, já que não havia rampa ou elevador. Pelo contrário, o único acesso era a escadaria com dois lances e vários degraus, o que era muito penoso para pessoas com dificuldade de locomoção e mulheres com carrinho de bebê, por exemplo.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
De acordo com o novo responsável pelo Setor, Laércio Reiff, o atendimento ao público da cidade e da região é realizado na 6ª DRPC, entre segunda e quinta-feira, de 8h ao meio-dia e das 14h até às 17h.
Na sexta-feira, o atendimento ocorre em Mutum. Portanto, não há expediente para este serviço nesta data em Manhuaçu.
‘Nesta mudança, acabamos com o agendamento que antes realizávamos na tentativa de resolver a demanda reprimida que havia para este setor. A ideia é dinamizar o atendimento à população aqui na delegacia, e, caso haja acúmulo, realizaremos mutirões para resolvê-los’, comentou Laércio.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a emissão da Carteira de Identidade é feita na hora do atendimento. Na eventualidade de o documento da pessoa estar com algum bloqueio, é feito contato com a central em Belo Horizonte, e, neste caso, o cidadão deve aguardar por um tempo médio de dez dias para obter o documento de identidade. Nestas situações de bloqueio, a PC colhe a ficha datiloscopia para agilizar o processo.
Para tornar o atendimento ainda mais eficiente, Laércio mencionou que foram enviados nomes de servidores de toda a região para análise em Belo Horizonte, com o intuito de expandir este serviço às cidades da região, desafogando a alta demanda existente em Manhuaçu.