Neste domingo, 05/06, a conhecida ‘Ponte do Evaristo’ que deu nome à comunidade rural ao redor completará setenta anos de existência. Situada na BR-262, entre a cidade de Manhuaçu e o distrito de Realeza, a obra foi inaugurada exatamente nesta data, em 1952.
Anteriormente, existia no lugar uma ponte de pranchões de madeira na antiga BR-31, uma estrada de chão que ligava Vitória a Belo Horizonte.
O empenho da municipalidade da época, representada pelos políticos locais, levou o Governo Federal a substituir a velha ponte de madeira pela atual construída em cimento armado. Na inauguração, estiveram presentes autoridades e personalidades da época, entre elas, a saudosa professora Ilza Campos Sad (foto), baluarte da cultura em Manhuaçu, com o nome merecidamente lembrado na denominação do Palácio de Cultura.
Na época, o Prefeito de Manhuaçu era Etelvino Osório Guimarães e o Presidente da Câmara de Vereadores, era Dr. Wilmington Sellos. O Presidente da República era Getúlio Dornelles Vargas e o Governador do Estado, Juscelino Kubitschek.
Além de Dr. Wilmington Sellos, foram Vereadores no período: Altamir Moreira Garcia, Altivo Estanislau, Antero Batista de Castro, Antônio José da Rocha, Chrispiniano Tasca, Genuíno Garcia do Amaral, Higino Cerqueira, Hiram de Carvalho, José Batista Júnior, José Tito Pimentel, Jurandir Cardoso, Maria de Lucca Pinto Coelho, Oscar Soares Vargas e Sebastião Lacerda.
(Pesquisa histórica e texto: Sebastião Fernandes (AML)/ Thomaz Júnior)