Para possibilitar maior segurança aos usuários do serviço de Odontologia do SUS, devido à preocupação com o COVID-19, que já foi declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, governo e prefeitura, além de instituições privadas, o Setor de Odontologia do SUS, que segue todas as normas técnicas da Anvisa, ministério da saúde e Conselho Regional de Odontologia decidiu mudar o horário de atendimento, bem como suspender os casos de rotina.
O setor de Odontologia passou atender somente de situações de urgência e emergência, durante o período de pandemia. Todas as ESFs (Estratégia da Saúde da Família) de cada bairro possuem dentistas, que também seguem a mesma recomendação. Nos locais onde não têm o serviço de odontologia, as pessoas devem procurar o antigo SUS (R. Mellin Abi-Ackel, B. Todos os Santos), para realizar o procedimento, a partir das 7h.
O coordenador do serviço de odontologia do SUS, Dr. Lucas Dornelas, explica que os serviços foram alterados, com a finalidade de oferecer segurança aos profissionais, bem como aos usuários. Segundo ele, o setor está todo equipado para o serviço à coletividade, mas, somente em caráter de urgência e emergência. “Todos os profissionais estão usando roupas especiais, a fim de evitar o contato com o usuário que estiver recebendo o atendimento. A medida é necessária, diante do quadro atual de pandemia. Por isso, decidimos atender no esquema especial” complementa o cirurgião dentista.
Ass.Com.SMS