O Sistema FAEMG SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu ofertaram o curso de capacitação “SOS Primeiros Socorros na Escola” para profissionais da rede municipal de Ensino.
A ADR (Agente de Desenvolvimento Rural) do SENAR, Patrícia Sad, e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Teodoro Dutra, acompanharam o treinamento.
A iniciativa atende a Lei Federal 13.722/2018, que determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas da educação básica devam ser capacitados em primeiros socorros. A legislação foi criada em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar em Campinas (SP).
O curso “SOS Primeiros Socorros na Escola” foi ministrado pela Instrutora do SENAR, Marília Costa Araújo, e abordou conteúdos teóricos com atividades na prática, mostrando aos participantes técnicas de como poderão atender os estudantes em casos de desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória e engasgos.
A proposta foi demonstrar para os profissionais da educação sobre como prestar um socorro adequado até a chegada de uma equipe ou de um profissional da área de saúde, como, por exemplo, um médico, enfermeiro, bombeiros ou SAMU.
Thomaz Júnior