A equipe do Sistema Faemg SENAR de Manhuaçu participou ativamente da programação da 94ª Semana do Fazendeiro da UFV (Universidade Federal de Viçosa), ocorrida entre os dias 14 e 20/09.
Em ato que contou com a participação do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Sistema Faemg Senar lançaram o edital do Programa de Residência Profissional Agrícola, que visa à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias, administração, pedagogia e áreas afins.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, afirmou que a previsão de investimentos é de cerca de R$ 300 mil. “Esse investimento será voltado à concessão de bolsas de estágio para os estudantes de último ano e recém-formados para que eles possam terminar a sua formação profissional com o suporte da UFV e com o auxílio da estrutura do Sistema”.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que é preciso levar cada vez mais saberes para o produtor rural. “A tecnologia que temos dentro dos centros de ensino e pesquisa precisa ser estendida para o povo que tanto precisa. Vamos diminuir essas distâncias acreditando e investindo na ciência e no trabalho“, destacou.
O Sistema Faemg Senar participou com a oferta de cursos e estande institucional. Paralelamente ao evento, o Sistema também promoveu a reunião da Comissão Técnica do Café, o encontro de técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e o encontro de presidentes e agentes de desenvolvimento rural.
Além dessa programação, o Sistema ofereceu auxílio a proprietários de agroindústrias que desejam regularizar seus negócios. Especialistas técnicos palestraram sobre Regularização Sanitária, Ambiental e Econômica. Foram apresentados aos produtores o Programa Registro Sanitário Sistema Faemg Senar e o Programa Agroindústria em Dia: O caminho para a regularização.
A iniciativa também levou consultorias individuais aos produtores rurais.