Reginaldo de Almeida Machado criou a Defuminas há quatro anos, e seus produtos defumados se destacam pela qualidade no mercado de Miraí. As técnicas, ele aprendeu nos cursos oferecidos pela Associação dos Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí, em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. O produtor compartilhou o conhecimento com a filha, Sabrina Machado e atualmente os dois trabalham no empreendimento.
A produção artesanal tem como especialidades as carnes suínas e de frango. São cerca de 800kg de linguiças frescas e defumadas, costelinha, bacon, lombo, galeto, coxa e sobrecoxa produzidos mensalmente.
“O SENAR me incentivou, me mostrou um caminho, e hoje o que mantém a minha família são os defumados. Coloco em prática tudo que aprendi nos cursos e isso faz a diferença na aceitação do produto e satisfação dos clientes”, afirmou Reginaldo.
O produtor pretende expandir o comércio para a região e aguarda a finalização do registro junto ao órgão de fiscalização municipal e o fim da pandemia para investir mais no negócio.
“O momento é desafiador, mas seguimos confiantes, nos aprimorando e divulgando o nosso trabalho”.