quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / Seminário Jurídico das Matas de Minas no UNIFACIG evidencia direito médico e direito à saúde

Seminário Jurídico das Matas de Minas no UNIFACIG evidencia direito médico e direito à saúde

‘Direito à saúde e Direito Médico’ é tema de seminário realizado em Manhuaçu com apoio da EMAJS

Seminario Direito Saude Manhuaçu foto EMAJS

A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (EMAJS), o Escritório de Advocacia Tullio Ristori Advogados Associados e o Centro Universitário UNIFACIG realizaram nesta quinta-feira, 22/02, o 1º Seminário Jurídico das Matas de Minas. O evento contou com com palestras dos Desembargadores Dr. Renato Luís Dresch (2º Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF) e Dr. Caetano Levi Lopes.

Realizado no salão de eventos Coffe Valley, do UNIFACIG, em Manhuaçu, o Seminário contou com grande presença de estudantes de Direito e de Medicina, magistrados e advogados.

Também foram componentes das Cadeiras de Honra do evento, o Reitor do Centro Universitário UNIFACIG, Thales Reis Hannas; o Coordenador Acadêmico Geral da EMAJS, o Juiz de Direito Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade; o Presidente da AMAGIS (Associação dos Magistrados Mineiros), Juiz de Direito Dr. Luiz Carlos Rezende e Matos; Presidente do COSEMS (Conselho das Secetarias Municipais de Saúde) e Secretária M. de Saúde de Manhuaçu, Ana Ligia de Assis Garcia; o Advogado Dr. Tullio Ristori e o Coordenador do curso de Direito do UNIFACIG, Dr. Igor de Souza Rodrigues.

Entre as autoridades presentes à cerimônia, os Juízes Dr. Vinícius Paes Ristori, Dr. Walteir José da Silva (1ª Vara Cível/ Comarca de Manhuaçu), Dr. Alexandre Almeida Rocha (2ª Vara Criminal e Execuções Penais / Comarca de Manhuaçu); Promotores de Justiça Dr. Reinaldo Pinto Lara (Comarca de Manhuaçu) e Dr. Pedro Ribeiro (Comarca de Ipanema); Presidente da 54ª Subsecção da OAB/MG, Dr. Glauber Vidal; Ex-prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes; Controlador Interno da Prefeitura de Manhuaçu, Sávio Rodrigues Carvalho (rep. da Prefeita Imaculada); Dr. Leandro Sathler Ramos (Diretor do Plancel e Assessor Jurídico da Câmara M. de Manhuaçu), Secretário M. de Administração de Simonésia, Dr. João Victor Carvalho, e o Diretor do Hospital de Manhumirim, Dr. Jair Porcaro.

Os participantes deste inédito seminário regional tiveram a oportunidade de conhecer a maquete do mais novo investimento em Saúde do Centro Universitário UNIFACIG, o Hospital One Medical. Com previsão de conclusão em quatro anos, as obras já foram iniciadas.

No Seminário, as palestras foram apresentadas pelo Desembargadores, Dr. Renato Luis Dresch, e Dr. Caetano Levi, e contou com a participação do Promotor de Justiça, responsável pela Curadoria de Defesa da Saúde, Dr. Reinaldo Pinto Lara, e da Advogada Especialista em Direito Médico, Dra. Laila Ristori, como debatedores.

 

Direito à saúde

O Desembargador Dr. Renato Dresch proferiu palestra sobre o direito à saúde, a regulação constitucional, infraconstitucional e administrativa, além da jurisprudência dos Tribunais sobre essa temática, que é tão importante para a sociedade brasileira. O magistrado destacou a importância de parcerias que envolvam a EMAJS, EJEF e Escola Nacional da Magistratura reunindo profissionais do Direito para discutir temas extremamente relevantes para a sociedade. “Nós queremos uma sociedade mais livre, justa e solidária. Com o debate, nós achamos soluções melhores para os problemas que existem”, disse o desembargador.

O Desembargador Dr. Caetano Levi Lopes ministrou palestra com o tema ‘Emergências em saúde e a responsabilidade civil por omissão’. Em sua fala, o desembargador abordou a responsabilidade civil nos casos de emergência de saúde tanto para casos envolvendo planos privados e do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da palestra foi abordar o que há de mais recente na jurisprudência do TJMG e do Superior Tribunal de Justiça sobre o assunto.

O Presidente da AMAGIS, Juiz Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, afirmou ser um privilégio estar em Manhuaçu, terra da qual é Cidadão Honorário, e que é uma satisfação contribuir para a realização do seminário que contou com a presença do desembargador Caetano Levi, “um civilista renomado, reconhecido e que possui uma formação humanística e do desembargador Renato Luís Dresch com quem teve a satisfação de estar ao lado em tratativas de construções das notas técnicas de saúde, hoje referência do Conselho Nacional de Justiça, graças à força da inspiração do desembargador”.

Em nome da EMAJS, o Juiz Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade, Coordenador Acadêmico Geral da Escola agradeceu a presença de todos, especialmente dos apoiadores do Seminário, que proporcionaram “acolhimento que nos faz voltar para a nossa origem de forma muito mais iluminada e engrandecida”.

Thomaz Júnior, com informações de EMAJS

 

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *