Com o objetivo de frear a crescente onda de violência entre jovens no município, a Prefeitura de Manhuaçu está lançando o Projeto Fique Vivo nas comunidades. O pontapé deste projeto foi dado na tarde da última sexta-feira, 26/11, em reunião no 11º Batalhão da PMMG, com a presença do Comandante Tenente-coronel Luciano Reis; Poderes Judiciário e Legislativo, Polícias Militar e Civil, Secretários municipais e representantes de associações de bairros, além de entidades religiosas.
O Fique Vivo surge diante da necessidade de elaborar e implementar ações capazes de prevenir e combater este cenário de violência, sobretudo entre os jovens. O objetivo é ampliar a consciência e o senso de pertencimento comunitário, buscando a transformação social, criando um ambiente acolhedor nos bairros, possibilitando maior bem-estar e segurança; ampliação e fortalecimento dos vínculos comunitários; desenvolvimento de espaços de participação comunitária; acesso a serviços públicos; implementação de oficinas e suporte à comunidade. O programa também vai elaborar diagnóstico do território onde será implantado, possibilitando atender as particularidades de cada local.
A Prefeita Imaculada disse que é necessário que o poder público volte com o seu papel de garantidor de direitos, atuando de forma contínua na elaboração de políticas públicas que previnam a criminalidade. “Esse projeto vem nesse momento, para dar uma resposta de apoio às comunidades que estão tão sofridas, no meio dessa violência, elas estão sem saber onde buscar socorro. E, não é só isso. Tudo isso nos despertou para outras coisas. Uma comunidade, como o bairro Santana, estava abandonada, um abandono de longas datas. Nós precisamos resgatar os valores, dar dignidade àquelas pessoas”. A Prefeita também disse que o projeto será expandido.
O Juiz da 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude, Dr. Marco Antônio Silva, disse que é necessário dar à população o que a Constituição Federal de 1988 determina e que este projeto pretende garantir isso. “É importante a participação de todos os órgãos que compõem a estrutura de Segurança Pública, o Judiciário, o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, além do Executivo e do Legislativo Municipal para que, somando forças efetivamente, consigam alterar a realidade. A partir do momento em que o Executivo assume a sua responsabilidade, de implementar as melhorias e os serviços previstos na Constituição da República, na Legislação do país, nessas comunidades menos favorecidas, que demandam iluminação pública eficiente, postos de saúde, creches, escolas para que a população possa trabalhar tranquilamente, que cada cidadão possa sair de casa de manhã e deixar seus filhos em um ambiente seguro, que ele desenvolva suas atividades de forma tranquila ao longo do dia e que ao final do dia possa retomar a sua casa com a sua família, todos em paz, numa rua iluminada, uma rua marcada pela paz e pela boa vizinhança, é esse o desejo. Então o projeto vem com esse propósito e eu quero crer, que com empenho de todos esses órgãos aqui citados, efetivamente seja concretizado”, concluiu.
Primeiro bairro
O Bairro Santana será o primeiro a receber o projeto, com uma ação programada para o próximo dia 05, das 8h às 12 horas. Além desta ação, os serviços já estão implementados no bairro, como a troca da iluminação pública para lâmpadas de LED.
Parceiros
O projeto conta com vários parceiros como o TJMG, Ministério Público, Comissariado de Menores, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Faculdade do Futuro, Coamma e entidades religiosas.
(SECOM Prefeitura de Manhuaçu)