A manhã desta quarta-feira, 12/05, Dia Mundial da Fibromialgia, foi marcada por um novo começo para os pacientes desta doença em Manhuaçu. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o protocolo de tratamento da fibromialgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Este protocolo vai além da medicação e conta com equipe de multiprofissionais para atender e auxiliar os pacientes. Entre os presentes, os vereadores Gilson César, Jorge do Ibéria e Gilmar Cabral, a Prefeita Imaculada e profissionais envolvidos no tratamento.
A delegada regional da Anfibro, Lessandra Silva, ressaltou que este é um dia de grande alegria para os portadores dessa doença. “Nós estamos muito felizes com o lançamento desse tratamento. Os fibromiálgicos poderão contar com fisioterapeutas, educador físico, reumatologista, neurologista e demais profissionais que para quem tem fibromialgia necessita. Nós ainda estamos engatinhando nesse projeto, mas nós acreditamos que vai dar tudo certo, pode ser que no meio do caminho tenha algumas mudanças, acontecer talvez que tenhamos que tomar novos rumos, mas eu acredito que vai ser muito bom e que vai vencer”.
O protocolo
O protocolo de tratamento da fibromialgia é uma política pública de atendimento ao paciente portador da doença, que prevê diagnosticar os pacientes logo nos primeiros atendimentos.
O protocolo propõe ainda a oferta de tratamentos não farmacológicos, a utilização de medicações que são fornecidas via SUS, medicações do componente especializado – VIA GRS e medicações para casos refratários, aqueles casos que as outras tentativas de tratamento não são eficientes, tudo de forma gratuita.
A Fibromialgia
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia ocorre com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
(Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu)