A secretaria de Saúde, Karina Gama, esclarece o caso confirmado de Coronavírus no município e fala sobre a situação de Manhuaçu. Confirma na entrevista.
Quais são os últimos números do Coronavírus, em Manhuaçu?
Estamos com 140 casos suspeitos. Destes, recebemos a negativa de 10 exames enviados pela Funed. Um óbito está em investigação e temos um caso confirmado no município. Recebemos nesta segunda-feira (30) o exame.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, a Secretaria está impossibilitada de dar detalhes sobre esse caso?
Precisamos respeitar o paciente e a família. Não podemos dar nome e mais detalhes sobre o paciente. A Vigilância Epidemiológica segue este protocolo, não só com o Covid-19, mas com qualquer outra doença. Os dados são mantidos em sigilo. Os exames descartados, por exemplo, são recebidos também pelo paciente.
Com esse caso positivo, muda o cenário em Manhuaçu?
Todas as medidas que haviam sido tomadas pelo município devem permanecer. As ações de prevenção permanecerão, independente deste caso positivo, como já estavam sendo feitas. Precisamos nos manter em alerta, pois a transmissão comunitária do vírus já é uma realidade em Minas Gerais e no Brasil. Por isso, continuaremos fazendo as notificações como de costume. Todas as medidas cabíveis foram tomadas pelo município, quanto a decretos e outras ações normativas, como abertura do comércio e organização do serviço de saúde. Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Não paramos em momento algum.
Havendo mais casos confirmados, ou até mesmo óbitos, é possível que haja mais decretos para alertar a população e o comércio quanto a circulação de pessoas?
Estamos seguindo determinação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. A epidemia é dinâmica. Por isso, precisamos seguir os protocolos, de acordo com as orientações destes órgãos.
Qual a orientação da Secretaria de Saúde, uma vez que a população parece não acreditar no que está acontecendo em Manhuaçu?
Infelizmente, a população não respeita o que está sendo determinado, mesmo recebendo informações e orientações oficiais. Este será um grande desafio para nós. Se todos cumprissem com o isolamento social e fossem abertos somente os comércios permitidos em decreto, talvez o número de casos seria menor. Mas hoje mesmo vimos muitas pessoas nas ruas e comércios abertos, mesmo com alvarás suspensos. Isso pode trazer um cenário mais difícil para Manhuaçu e para cidades da região.
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu