O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, começou sua operação nesta quarta-feira, 31/08, em Manhuaçu e na macrorregião Leste do Sul. Na véspera, terça-feira, 30, foi realizado ato simbólico, iniciando os trabalhos na sede do SAMU em Manhuaçu, com a presença de parte da equipe do serviço, a Prefeita Imaculada, militares dos Bombeiros e demais autoridades.
A Prefeita diz que o SAMU é uma grande conquista para a cidade de Manhuaçu. “É uma grande parceria que nós tivemos, as coisas foram fluindo, foram muitas idas e vindas para a gente chegar até aqui, graças a Deus hoje esse serviço já está iniciando, amanhã nós vamos ter o atendimento do SAMU. Há muitos anos existe a promessa do SAMU em Manhuaçu, hoje nós temos que dar graças a Deus por nós temos o SAMU”, pontuou.
O Diretor de Regulação Médica do SAMU, o médico Dr. Homero Augusto da Silva Calderaro, explica como funciona o atendimento à população. “A primeira pessoa que o solicitante vai falar é o nosso atendente, que a gente chama de técnico auxiliar de regulação médica, primeiro ele vai perguntar de onde é a cidade que o solicitante tá falando e pedir algumas informações, como endereço, bairro, ponto de referência, que é para facilitar a chegada da equipe até o local que o paciente necessita de atendimento. Essa etapa dura em torno de 30 segundos, então é importante manter a calma, responder as perguntas que estão sendo feitas, para que logo em seguida seja direcionado ao médico. Toda ligação vai ser passada para o médico, que assim como em uma consulta, ele vai fazer algumas perguntas básicas, demora no máximo um minuto nessa etapa, aí o médico vai orientar ou vai encaminhar uma ambulância, de acordo com a necessidade do paciente”.
Neste primeiro momento, por conta das operadoras de telefonia que atuam em Manhuaçu e também na região ainda não terem realizado a mudança na operação do 192, para que a ligação seja encaminhada diretamente para a Central do SAMU em Juiz de Fora, o SAMU funcionará por meio do número (32) 3250 0450.
Caso o cidadão ligue de um telefone fixo, ele deve discar 0 XX (código da operadora do usuário) 32 3250 0450. A população também pode acionar o serviço pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para celulares com sistema Android e iOS.
Por ser um serviço especializado de urgência, espera-se menos complicações na hora do atendimento, segundo Ana Lígia de Assis, Secretária de Saúde de Manhuaçu. “Nós queremos com esse serviço melhorar a assistência pré-hospitalar, ou seja, a pessoa que precisar do serviço hospitalar, vai ser levado para um local adequado, não simplesmente no primeiro pronto-atendimento, porque já temos ali um suporte de vida. Então nós podemos ter a tranquilidade, que as pessoas quando necessitarem vão estar no lugar certo, na hora certa, vai ser um divisor de águas. Nós vamos poder salvar mais vidas, dar mais qualidade de vida, com menos sequela, àqueles que precisarem do serviço”.
A base do SAMU que está instalada junto a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu, também facilitará na integração dos trabalhos dos serviços, como explica o Comandante da Companhia Tenente Flávio Mota. O trabalho integrado dos Bombeiros e SAMU é uma complementação. Em regra o SAMU atende casos clínicos, os Bombeiros atendem os traumas, só que com a nossa integração, os treinamentos em conjunto que nós vamos promover aqui no quartel, tendo em vista a base ser integrada, isso vai possibilitar um melhor atendimento à população, uma complementação de serviço. A chegada do SAMU também vai possibilitar que o Corpo de Bombeiros se dedique a atividades que são inerentes aos Bombeiros especificamente, no combate a incêndio e salvamento de animais e etc. Então é com muita alegria, até uma certa ansiedade, iniciar com esse trabalho integrado que vai beneficiar toda a população de Manhuaçu e região”.
Já para o Promotor de Justiça de Manhuaçu, Doutor Reinaldo Pinto Lara, o serviço ajudará a universalizar o atendimento em saúde para a população. “Vai ser muito importante para a região, principalmente para universalizar esse atendimento, que todo município seja mais próximo à Manhuaçu ou um município mais distante, que ele possa ter o mesmo atendimento que é dado numa região maior como Juiz de Fora e Belo Horizonte”.
A implantação
Em 2021, o Governador Romeu Zema, em visita a Viçosa, anunciou a implantação do SAMU na macrorregião de saúde Leste do Sul, com a incorporação da região ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), contemplando 53 municípios.
A macrorregião conta com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) nos municípios de Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.
Em maio deste ano, prefeitos da macrorregião assinaram o contrato de adesão ao Consórcio do Cisdeste, dando início a uma série de implantação e inaugurações das bases do SAMU na região. No dia 30 de junho, o Governador esteve em Manhuaçu para participar da inauguração da base na cidade, como também fazer a entrega do serviço aos prefeitos da macrorregião.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu