Recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Manhuaçu participam do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Cafeicultor.
Com duzentas horas de duração, o treinamento é oferecido pelo IF (Instituto Federal) Norte de Minas Campus Almenara, em parceria com a APAC Manhuaçu.
Os objetivos do treinamento incluem capacitar os participantes na implantação da lavoura, correção e adubação do solo, colheita e comercialização do café; aplicar os conhecimentos conceituais e práticos necessários para desenvolver de forma profissional o exercício de cafeicultor.
Na abertura do curso, estiveram presentes à Mesa de Honra, a Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira; Coordenadora do IF Norte de Minas/ Campus Almenara, Dra. Tânia Maria Mares Figueiredo; Coordenadora de Cursos da APAC Manhuaçu, Camila Maia; Encarregado de Tesouraria, José Carlos Ferreira Junior, e o Gerente Geral, Tadeu da Silva Rodrigues.
Dra. Tânia Figueiredo, Coordenadora do IF Norte de Minas/ Campus Almenara, destaca que ‘a região possui um arranjo produtivo local riquíssimo que é o café, e trazer o curso FIC, que é profissionalizante, com a Certificação do Instituto Federal é de grande peso para o mundo do trabalho’.
A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, pontuou que a disponibilidade do curso ‘foi motivo de muita alegria e gratidão ao Instituto Federal Norte de Minas. Serão dois meses de treinamento, com trinta recuperando atendidos. O café é base da economia de Manhuaçu e essa preparação dos recuperandos fará toda a diferença, com possibilidade muito grande de trabalho, para quando saírem, porque estarão capacitados pelo Instituto’.
Thomaz Júnior