Aprender a plantar, adubar, colher e armazenar o café foram novos conhecimentos apresentados para os recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Manhuaçu, ao participarem do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Cafeicultor.
Com duzentas horas de duração, o treinamento ocorreu a partir de parceria com o IF Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Almenara.
De acordo com o Supervisor da APAC, Antônio Carlos Sattler, ‘ Foi um curso bastante proveitoso, ministrado durante esse período aqui na APAC, em que eles tiveram oportunidade de acompanhar todas as etapas do plantio, da produção e da colheita do café. Nós sempre ressaltamos a importância da capacitação profissional dos nossos recuperandos, lembrando que, quando o recuperando vem para a APAC, ele tem uma assistência em todas as áreas, saúde, educação, jurídica, e, essa assistência em profissionalização é o que garante que, ao deixar a APAC, ele esteja qualificado para assumir uma vaga de trabalho na sociedade. Ou seja, ele estará preparado para deixar os velhos hábitos, as velhas práticas e conseguir uma colocação onde ele venha se sustentar e sustentar sua família de forma honesta’.
Com a conclusão deste curso, um novo treinamento se inicia na APAC. Desta vez, com foco na cafeicultura orgânica. ‘O IF, mais uma vez, nos brindando, nos presenteando com essa oportunidade de capacitação profissional. Agora, com a cafeicultura orgânica, que traz um diferencial para um mercado de trabalho, já que atende a um público mais exigente e que está em crescimento na região’.
Thomaz Júnior