sexta-feira , 20 setembro 2024
Home / agricultura familiar / Realização de concursos regionais de qualidade valoriza e fortalece a cafeicultura de Minas Gerais

Realização de concursos regionais de qualidade valoriza e fortalece a cafeicultura de Minas Gerais

Iniciativa da Emater-MG conta com diversos parceiros

Bernardino Cangussu EMATER
Bernardino Cangussu, Coordenador Estadual da EMATER-MG, destaca a importância dos concursos regionais para o desenvolvimento da cafeicultura.

A partir deste mês, cafeicultores mineiros já podem se inscrever nos concursos regionais de qualidade dos cafés promovidos pela Emater-MG, em Minas Gerais. As disputas, além de escolherem os melhores cafés de cada região, contribuem para o fortalecimento do setor, melhoria dos grãos e agregação de valor.

A lista com os principais concursos regionais pode ser conferida aqui. Os regulamentos e todas as informações necessárias para participar podem ser obtidos nos escritórios da Emater-MG, onde também são feitas as inscrições.

“Estes concursos motivam os cafeicultores a trabalharem na melhoria do processo produtivo, em especial na qualidade dos cafés, e mostrarem ao mundo bebidas exóticas e únicas, possibilitando visibilidade e negócios para os cafés produzidos no estado”, diz o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Ele cita como exemplo a região cafeeira das Matas de Minas, que foi pioneira na realização de concursos regionais de qualidade dos cafés. “A região, até então, era conhecida como produtora de cafés de baixa qualidade e, hoje, é referência mundial na produção de cafés especiais. Foi um trabalho longo, mas que despertou nos produtores a vontade de mudar”, conta Cangussú.

Nos concursos regionais, os grãos são avaliados nas categorias Natural e Cereja Descascados, Despolpados ou Desmucilados. São aceitas somente amostras de café arábica, colhido no ano de 2021, tipo 2, peneiras 16 e acima, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%.

Os grãos passarão por análises física e sensorial, quando serão verificados critérios como: umidade, aspecto do produto quanto à secagem e cor, tipo e tamanho dos grãos, sabor e aroma, acidez, doçura e fragrância. De acordo com Bernardino Cangussú, os concursos regionais possibilitam uma evolução dos cafeicultores participantes. “Eles conseguem boas pontuações nestas disputas e passam a trabalhar mais ainda por um aperfeiçoamento que os credencie a competir em alto nível no concurso estadual”.

Mas além disso, os concursos são considerados uma importante ferramenta de assistência técnica e extensão rural. Com base nas análises feitas durante as disputas, os extensionistas da Emater-MG e os produtores tomam decisões para melhorar a produção de grãos.

Os concursos regionais são uma iniciativa da Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a parceria das prefeituras, entidades públicas, iniciativa privada, associações e cooperativas de produtores.

(EMATER/ Agrolink)

 

Veja Também

boi invade escola Caratinga

PM apoia Bombeiros na contenção e imobilização de boi que invadiu escola em Caratinga

Na tarde desta sexta-feira, 13/09, a Polícia Militar foi acionada por funcionários da escola Dr. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *