Nesta segunda-feira, 13/12, foi realizada conferência, de iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Manhuaçu. Na ocasião, houve expressiva participação de representantes de entidades públicas para tratar de articulações interinstitucionais entre as entidades que integram a rede de proteção da criança e do adolescente. O encontro aconteceu no Salão do Júri do Fórum Desembargador Alonso Starling.
Entre os presentes, Dr. Marco Antônio, Juiz de direito da Vara da Infância e da Juventude de Manhuaçu; Dr. Reinaldo Lara, Promotor de Justiça da Infância e Juventude; Prefeita Imaculada; Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus; representantes do Conselho Tutelar, Conselho M. dos Direitos da Criança e Adolescente, CRAS, CREAS, CAPS, CAPSi, Abrigo Institucional e demais serventuários de justiça.
A Polícia Militar, representada pelo Tenente Douglas, realizou palestra sobre o tema “O trabalho da Polícia Militar e a interlocução com o Conselho Tutelar”, oportunidade em que foi ressaltada a necessidade de atuação em rede com os demais órgãos e instituições que compõem a rede de proteção à criança e adolescente para o atingimento dos objetivos comuns.
REDE
A Rede de proteção é o conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes brasileiros.
Compõem este tecido de proteção social, representantes do poder público e da sociedade civil, como conselheiros tutelares, promotores e juízes das Varas da Infância e Juventude, defensores públicos, conselheiros de direitos da criança e adolescente, educadores sociais, profissionais que trabalham em entidades sociais, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), policiais das delegacias especializadas, integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos da criança e adolescente, entre outros.
(Com informações de 11º BPM e SECOM Prefeitura de Manhuaçu)