A analista técnica Mariana Simões e o analista de Assistência Técnica e Gerencial Rafael Rocha participaram dos painéis, que ainda contaram com a presença de produtores, sindicatos rurais e representantes de entidades parceiras. Mariana ressalta que o projeto é de “extrema relevância” para o produtor rural.
“Além da oportunidade de discutir os custos de produção, esta base de dados gera subsídio para a CNA e o Sistema Faemg Senar direcionarem as demandas do setor junto aos governos nas ações parlamentares para a proposição e/ou alteração de leis”, exemplificou.
Aquicultura
O projeto analisou os custos de produção da tilápia nos municípios de Guapé e Morada Nova de Minas. Nos dois painéis o principal item de impacto nos custos de produção foi a ração, sendo responsável por mais de 65% dos custos operacionais.
Pecuária de corte
Em Santa Vitória (MG), o painel analisou os custos da atividade de recria de bovinos em uma propriedade modal com 448 bovinos comercializados anualmente.
O custo operacional efetivo (COE) ficou em R$ 308,91 por arroba vendida. A aquisição de animais representou 76,4% do COE total e a suplementação mineral, 8,3%.
Café
O café também já foi tema de reunião em Minas este ano. Os painéis reuniram cafeicultores, técnicos de campo, cooperativas e os presidentes dos sindicatos rurais de Monte Carmelo, Guaxupé e Capelinha em maio.
Com informações da CNA.