Na tarde do último sábado, 21/05, o Programa Periferia Viva entregou mais kits de alimentos da agricultura familiar para moradores dos Bairros São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida, em Manhuaçu.
A ação solidária é feita por voluntários, a partir de parceria entre instituições como o MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração); Pastorais Carcerária, da Criança e Missionária da Paróquia São Lourenço, STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e associações comunitárias, além de apoiadores.
Participaram do ato neste final de semana, o Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; a representante do MAM e Presidente do CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), Dayse Dias Muniz; Thereza Bastos (Pastorais da Paróquia São Lourenço) e D. Iraci, Coordenadora da Igreja São Francisco de Assis, entre outros voluntários que ajudaram com a entrega dos kits.
Normalmente, estas entregas ocorrem várias vezes durante o ano, quando os voluntários levam até as casas de famílias com urgentes necessidades os kits contendo alimentos produzidos pela agricultura familiar de Manhuaçu.
Antes de cada entrega, as equipes das Pastorais realizam visitas prévias às residências e averiguam a situação em cada lar, priorizando os mais necessitados.
Os kits contêm hortifrutigranjeiros produzidos nas comunidades rurais do município, sem adição de agrotóxicos. Este posicionamento favorece a geração de renda local, pois, os alimentos são adquiridos de agricultores de Manhuaçu, e, contribui para a saúde preventiva da população, além do gesto social de levar comida à mesa de quem mais precisa.
O Programa Periferia Viva está presente em todo o país, e, na cidade, se consolida com a união das instituições e a dedicação de voluntários.