Profissionais da área de medicina, enfermagem, equipe de hotelaria, tecnologia da informação, manutenção, farmácia, nutrição, fisioterapia, serviço social, imagem, administração, enfim vários setores trabalham duro para garantir que o Hospital César Leite esteja preparado para atender os casos do novo coronavírus que possam surgir na cidade e na região de Manhuaçu há quase um mês.
Enquanto grande parte da população está em casa, respeitando a medida de isolamento social recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há um grupo de pessoas que segue trabalhando sem parar.
Os profissionais que trabalham na área de saúde são esses heróis sem capa, mas de uniforme e máscara, que arriscam suas vidas diariamente para garantir o devido atendimento àqueles que necessitam.
No Hospital César Leite, centenas de servidores são responsáveis pela garantia do atendimento a mais de 400 mil pessoas de toda a região. Desde o início da pandemia de Covid-19, uma série de medidas e adaptações vêm sendo adotadas pela equipe do hospital para atender às demandas específicas que o atendimento às vítimas do novo coronavírus requer.
O Provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, que é do grupo de risco teve que se auto isolar em casa, enquanto outros diretores se desdobram no dia-a-dia da unidade de saúde. Ele destaca que as mudanças foram grandes para enfrentar a pandemia.
“Temos uma diretoria que está se empenhando bastante e uma equipe de colaboradores que nos dá orgulho de ver o comprometimento e dedicação. A rotina do hospital foi toda alterada e eles estão se arriscando pela nossa população”, pontua.
O HCL reformou e adaptou uma ala especialmente para atender os casos de Covid-19. Em parceria com a prefeitura, houve a aquisição de respiradores. Outras mudanças foram feitas na recepção e portaria. Restrições tiveram que ser impostas às visitas, cirurgias eletivas suspensas e tudo o que gerava aglomeração foi proibido.
Dedicação e cuidado
Neste dia mundial da saúde, a homenagem é do Hospital César Leite a todos os profissionais que estão na linha de frente com muita dedicação e também muito cuidado.
Treinamentos, capacitações e orientações são praticamente diárias. Em cada grupo, os gestores são responsáveis por repassar as recomendações aos demais colaboradores.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) também estão desde o início no suporte aos colaboradores.
Os funcionários que integram o grupo de risco também foram orientados a ficar em casa.A força de quem saiu de casa por um bem maior
Quem trabalha na área de saúde, também teve que tomar decisões difíceis na hora de se dedicar ao próximo. Como estão na linha de frente, precisaram, em muitos casos, se afastar de familiares para evitar de levar algo para dentro de casa, podendo infectar a família. É muito difícil, porque é tudo novo e bastante sério.
A campanha fique em casa tem imagens dos profissionais de vários setores do HCL. Eles não podem ficar em casa e pedem que a população respeite as orientações quanto ao isolamento.