Realizado com recurso próprio, o Programa ‘Escolas Informatizadas’ da Prefeitura de Manhuaçu está estruturando com internet e a instalação de impressoras multifuncionais as creches, EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Escolas Municipais. Além disto, foram adquiridos computadores que, nos próximos dias, serão entregues aos educandários.
Desde o começo da pandemia, a Prefeita Cici Magalhães tem priorizado o atendimento aos alunos da rede municipal para minimizar os impactos da ausência de aulas presenciais, durante a quarentena. Para isto, foram realizadas reuniões com a Secretária M. de Educação, Maísa Damasceno, para a definição das ações a serem realizadas.
Uma das medidas importantes foi o PET (Plano de Ensino Tutorado), que consiste na entrega de materiais impressos para os estudantes realizarem atividades didáticas em casa, e, cumpridos os devidos prazos de entrega das mesmas, é ação reconhecida para o preenchimento da carga-horária necessária para o ano letivo.
Simultaneamente, os educadores das escolas e creches têm produzido e postado vídeos para reforçar o ensino-aprendizado das crianças e adolescentes.
Até o presente momento 36 escolas, de um total de 56 no município, já estão conectadas com a internet.
Novas impressoras foram instaladas em 49 escolas na cidade e comunidades rurais. Também foram adquiridos 15 novos computadores, que serão entregues nos próximos dias, além da licitação que ocorrerá, em breve, para a aquisição de mais computadores para cada uma das escolas municipais, conforme relata o responsável pelo Departamento de Informática, Hugo Lopes.
Destaca-se que todo o papel utilizado pelas escolas municipais é disponibilizado pela Prefeitura de Manhuaçu, juntamente com a recarga de toner das impressoras e a manutenção dos equipamentos eletrônicos.
Maísa Damasceno pontuou que, atualmente, a Administração Municipal está finalizando a construção de quatro novas creches do Programa Pró-Infância do Governo Federal (creche do B. Alfa Sul, São Sebastião do Sacramento, Vilanova e Santo Amaro de Minas) o que trará nova realidade para as famílias de Manhuaçu, que precisam deixar os filhos em locais seguros, enquanto trabalham durante o dia.
Maísa também agradeceu a atenção da Secretaria M. de Obras com o amplo trabalho de reforma das escolas que vem sendo realizado desde o início do ano.