Mais uma conquista importante, com resultado satisfatório o trabalho desenvolvido pela prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, e a secretária de Saúde, Karina Gama, quanto ao encaminhamento e realização de cirurgias eletivas.
Na última sexta-feira (13), foram encaminhadas 100 pessoas para cirurgia de cataratas no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Abre Campo), para ajudar a reduzir a fila de espera.
Foram cirurgias oftalmológicas realizadas em pessoas, que estavam aguardando há bastante tempo pelo procedimento e, graças ao empenho da atual gestão foi possível estabelecer o processo de atendimento, com todas as despesas custeadas pelo município.
Foram encaminhados pacientes dos setores rural e urbano pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) de cada localidade.
ACOMPANHAMENTO
Para atender toda a demanda, a Secretaria de Saúde não mediu esforços, considerados fundamentais no sentido de viabilizar toda a logística de encaminhamento, transporte e acompanhamento dos pacientes.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. Os candidatos à cirurgia de catarata são avaliados por um oftalmologista, que realiza uma série de exames oftalmológicos como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular e outros.
Quem realizou a cirurgia de catarata ficou imensamente feliz, com o cuidado de cada profissional no atendimento e, ainda o esforço da Secretaria Municipal de Saúde na busca por melhor qualidade de vida para a população.
“Depois de muito tempo, consegui realizar a cirurgia em Abre Campo. Fiquei feliz e tenho certeza que os outros também. Significa melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade”, disse um dos participantes do mutirão de cirurgias de catarata.
Com informações Ascom SMS
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu