A Polícia Militar de Minas Gerais tem como objetivo estratégico contribuir para melhorar a sensação de segurança no Estado e entre outros projetos, tendo como estratégia para a promoção da paz social o serviço da Base de Segurança Comunitária.
Este serviço ofertado pela Polícia Militar está diretamente relacionado ao conceito de SEGURANÇA CIDADÃ, que defende a abordagem multidisciplinar para fazer frente à natureza multicausal da violência, na qual políticas públicas são implementadas de forma integrada, com foco na prevenção criminal.
No 11º Batalhão de Polícia Militar, as ações tiveram início na tarde desta segunda-feira, 10/10, na Praça Cordovil Pinto Coelho, no centro de Manhuaçu, com intensificação das atividades desenvolvidas por este tipo de serviço, como reuniões e visitas comunitárias a estabelecimentos comerciais e residências, ações de aproximação com a comunidade e operações preventivas de orientação a população.
O objetivo primordial desta Operação Segurança Cidadã é enfatizar as ações desenvolvidas pelas equipes da Base de Segurança Comunitária, que são empregadas diariamente para prestação de atendimento de segurança pública e atenção aos problemas locais, além de aumentar a visibilidade deste serviço para a comunidade.
Em Manhuaçu, desde a definição do ponto estratégico para o posicionamento da Base Comunitária, no coração da cidade, houve redução dos crimes ocorridos na área central, e além disso, houve também a oferta de maior praticidade para o registro de ocorrências pela comunidade.