Durante todo o mês de março, a equipe da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) do 11° BPM desenvolveu diversas atividades referentes a Operação Mês da Mulher, como forma de intensificar as ações já desenvolvidas rotineiramente.
Além das visitas às vítimas, já em acompanhamento, a equipe realizou blitz de trânsito educativas, inclusive nos distritos de Manhuaçu, com entrega de orientações sobre as formas de violência doméstica e meios utilizados para denunciar, como forma de promover a prevenção de infrações referentes a violência doméstica e familiar; além de reuniões de alinhamento de estratégias com os demais órgãos que compõem a Rede de Proteção a Mulher (Polícia Militar, CRAS/ Centro de Referência em Assistência Social, Delegacia da Mulher e Ministério Público).
Além disso, também foi realizada live em parceria com a Polícia Civil, com a participação do 2° Sargento Ailton e Sd Mariane da PPVD e da Escrivã de Polícia Ana Rosa, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Manhuaçu e idealizadora da atendente virtual Frida. A live foi veiculada no Instagram Oficial da PCMG e no Instagram do 11° BPM, e seu objetivo foi demonstrar o funcionamento desta parceria entre a PM e a PC em apoio às vítimas, e como esse trabalho conjunto vem dando resultados extremamente positivos na proteção da mulher.
A interação entre equipes também auxiliou na prisão de autores, sendo que, em um dos casos de violência contra mulher ocorrido em Caratinga (área do 62° BPM) a vítima era acompanhada pela equipe PPVD de Caratinga, que repassou a informação que o autor estaria escondido na zona rural de Manhuaçu para a equipe PPVD de Manhuaçu, que conseguiu realizar a prisão do autor.
Já em um outro caso, que estava sendo acompanhado pela PPVD em Manhuaçu e através da atendente virtual Frida, o autor, recorrente na prática de violência doméstica foi preso, sendo evitado nessa ação um possível crime de feminicídio, além de resguardar a segurança de uma criança de apenas 04 anos, filha do casal.
Destaca-se que esse trabalho é uma soma de esforços dos órgãos que compõem a Rede de Proteção a Mulher do município de Manhuaçu que atuam de forma integrada no enfrentamento da violência doméstica, no apoio às vítimas e conscientização de toda a sociedade.
A Polícia Militar destaca que a vítima e testemunhas de violência doméstica não devem se calar, devem confiar no trabalho dos órgãos de segurança e denunciar a ação dos agressores; e que toda a sociedade deve se unir na prevenção a violência doméstica; para que a vítima perceba que ela não está sozinha.
As denúncias podem ser realizadas através dos números:
190 – no caso de emergências policiais
180 – disque denúncia em casos de violência doméstica
31 99410 0807 – Frida Atendente Virtual da Delegacia da Mulher de Manhuaçu.