A Polícia Civil investiga suposta fraude em concurso público para cargos na Prefeitura Piedade de Caratinga. As provas foram aplicadas em 28 de maio para vagas de nível básico, técnico e superior. Três candidatos teriam tido 97,5% de aproveitamento, acertando 39 das 40 questões, e erram o mesmo item.
Os exames investigados são para os cargos de advogado, dentista e enfermagem. Nesta segunda-feira (5), agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Piedade de Caratinga, Ipanema e Pocrane. Os policiais recolheram celulares, notebooks, equipamentos de armazenamento de dados e documentos.
As investigações tiveram início após o Ministério Público receber denúncia de possível fraude no concurso. Conforme o relato, teria ocorrido o vazamento das provas e gabaritos para determinados cargos, enquanto era feita a digitalização das respostas.
Uma análise da banca organizadora comprovou o vazamento das provas. Segundo a Polícia Civil, três candidatos investigados acertaram 39 de 40 questões, e erraram a mesma questão, a de número 15.
Com os materiais apreendidos, a Polícia Civil recolheu materiais que vão auxiliar as investigações.
Batizada de Operação Effluo foi coordenada pela 2ª Delegacia Regional em Caratinga e contou com a participação de 21 policiais civis.
Fonte: Jornal O TEMPO, foto: PCMG