domingo , 24 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Plantas ornamentais são possibilidade de renda em São Francisco do Glória

Plantas ornamentais são possibilidade de renda em São Francisco do Glória

O Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES ofereceu capacitação para Implantação de viveiros, reprodução e cultivo de plantas ornamentais a nove produtores de São Francisco do Glória. A turma recebeu instruções sobre montagem de viveiro de mudas, construção de estufa, métodos de reprodução, sistema alternativo de irrigação, preparo de substrato, e ainda sobre cálculo de custos e estratégias de vendas, em três cursos.

O presidente do Sindicato, Júlio Ferrari se reuniu com a turma e ofereceu espaço na Feira da Agricultura Familiar, realizada pela entidade, para comercialização.

O instrutor, Eduardo Elias Silva dos Santos destacou que há um grande mercado para produtores de plantas ornamentais em Minas Gerais e chamou atenção para a maior presença de mulheres na turma. Eduardo aponta a atividade pode ser desenvolvida por elas em um espaço pequeno, a baixo custo. Segundo o professor é possível produzir 200 mudas em apenas em 1m². 

“É uma atividade bastante rentável e há espaço para novos produtores. O isolamento social causado pela pandeia da Covid-19 afetou o abastecimento em muitos municípios, pela falta de produtores locais, ou mais próximos. Acredito que seja um momento oportuno para o agricultor entrar nesse ramo diversificando suas atividades”, comentou.

A jovem Maria Clara Laviola Pedrosa e sua mãe Myrian Carvalho Laviola Pedrosa vendem suculentas e cactos no município e nas cidades vizinhas de Fervedouro, Miradouro e Muriaé. “Nós vendemos pela internet e o curso abriu meus olhos para novas possibilidades de crescimento, com mais variedade de plantas e mais qualidade. Precisamos valorizar a produção de plantas da nossa região e desenvolver nosso potencial fazendo parcerias. Podemos ser um polo conhecido nesse segmento”, comenta Maria Clara. 

A produtora Galdina Mont Serrat Riguete Narde teve os primeiros contatos com plantas ornamentais para tratar a depressão e atualmente comercializa diversas plantas e mudas. Para ela, o curso realizado na sua propriedade, foi uma oportunidade para se aprimorar. “Tivemos um excelente professor, com alto nível de conhecimento e calma para ensinar. Descobri o que fazia de errado e aprendi muito, tanto na teoria quanto na prática”.

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *