sábado , 23 novembro 2024
Home / cidade / Plano de Segurança Alimentar será elaborado em Manhuaçu

Plano de Segurança Alimentar será elaborado em Manhuaçu

O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será elaborado em Manhuaçu. O documento tem o objetivo de atender às determinações do Governo Federal para que o município tenha acesso ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), além de expressar ações a serem desenvolvidas para que seja disponibilizada uma alimentação adequada, em quantidade suficiente e com qualidade para a população.

Valéria Abineder, Coordenadora da Comissão Responsável pela Elaboração do Plano, pontua que o documento é integrante do Sistema Municipal Alimentar e Nutricional de Manhuaçu, instituído pela Lei 3.705/2017. ‘Estamos com adesão totalmente efetiva ao Governo Federal ,e, agora, para que possamos dar continuidade na alocação de recursos, tanto na esfera federal, quanto estadual, este documento é obrigatório’.

 

Alimento saudável e acessível à população

A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, ressaltou que ‘distribuímos os alimentos, levando-os à mesa das pessoas aqui em Manhuaçu. O alimento vem das propriedades rurais do município, transportado em caminhão refrigerado, e vai para as entidades filantrópicas, para o Hospital César Leite, para a UAI (Unidade de Atendimento Intermediário) e para as famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Tive a oportunidade de presenciar a alegria com que as pessoas recebem estes alimentos, ao acompanhar a Técnica do CRAS nos bairros. É um direito da população, ter acesso a alimentos saudáveis, e, este plano vem justamente para garanti-lo às famílias’.

A Secretária Executiva dos Conselhos, Ana Paula Leite Moreira Sathler, lembra que o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) faz parte do controle social do município. ‘O CONSEA fiscaliza e apresenta propostas para que o município melhore a segurança alimentar e nutricional. No plano a ser elaborado, o conselho atua enquanto comissão na construção deste plano junto à Fundação João Pinheiro. No conselho, temos as secretarias envolvidas e a sociedade civil. Entre as secretarias, temos as de Saúde, Educação, Planejamento, Agricultura e de Trabalho e Desenvolvimento Social, além de órgãos como a EMATER e o IEF nesta parte governamental, juntamente com quatorze entidades da sociedade civil que compõem o conselho’, explicou. 

 

Thomaz Júnior

 

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *