Pássaros silvestres e uma espingarda foram apreendidos em Luisburgo, pela Polícia Militar Ambiental.
A ação dos agentes de segurança teve início na última sexta-feira, 16/10, por volta das 10h30, quando, ao receber denúncia anônima de pássaros silvestres mantidos em cativeiro dentro de uma residência localizada no Córrego Boa Esperança, a equipe da Polícia Militar Ambiental composta pelos Sargentos Aldeir Júnior e Marcelino, bem como pelo Soldado Jhonatan deslocou-se ao endereço denunciado.
Na comunidade rural, os militares fizeram contato com o morador do imóvel, que autorizou a entrada da equipe, o que foi feito na presença de duas testemunhas.
Dentro da casa, foram localizados: 01 curió, 02 trinca-ferros e 01 tico-tico, esses devidamente anilhados e registrados.
No entanto, escondidos em gaiolas dentro de um guarda roupa, foram localizados 02 coleirinhos, e 01 tico-tico-rei. Ainda nas buscas, 01 azulão foi encontrado dentro de uma gaiola escondida debaixo de um tanque de lavar roupas, todos esses sem registros e anilhas.
Além das aves, foi ainda encontrada uma espingarda calibre.22, sem registro e autorização do órgão competente, escondida debaixo de um colchão dobrado ao lado do guarda-roupa.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao morador da residência pelo cometimento dos crimes de “manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida autorização do órgão competente” e “posse ilegal de arma de fogo de uso permitido”.
Os pássaros foram soltos posteriormente, após a tomada das providências necessárias e consulta por veterinário. As gaiolas foram destruídas, conforme amparado pela legislação.
O autor e a arma de fogo foram apreendidos e apresentados à autoridade de Polícia Judiciária na Delegacia de Polícia Civil de Manhuaçu.
Thomaz Júnior