O Centro Universitário Unifacig reuniu uma série de atores políticos da cidade de Manhuaçu e região para lançar e comunicar a construção do 1º Parque de Ciência e Inovação da Zona da Mata de Minas Gerais.
A cerimônia na terça-feira, 18/07, teve a presença da Deputada Federal Delegada Ione Barbosa Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dornelas, Prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira, o Procurador municipal Ronaldo Garcia Marques, diversos vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diretores de escolas, empresários e boa parte da comunidade acadêmica local.
O Parque de Ciência e Inovação terá como objetivo estimular e produzir conhecimento científico local, de forma lúdica, levará saberes e tecnologia para crianças de ensino básico, fundamental e médio. Segundo a Pró-Reitora Natália Tomich, diretora da Universidade Corporativa UNIFACIG, a intenção é transformar a visão de milhares de crianças, falar sobre o futuro do planeta Terra, da interferência humana e dos cuidados necessários.
O parque terá ambientes de imersão, onde os participantes poderão experimentar e vivenciar os temas discutidos. A estrutura será dividida em cinco partes: o universo e o planeta Terra, a evolução, máquina humana, a destruição do planeta, a sustentabilidade e o mundo vegetal.
Conforme Isabelle Bríssio, uma das idealizadoras do projeto, o parque “vai impressionar com uma grande lição de amor para a humanidade: “teremos participantes, as crianças vão poder construir soluções, a educação que transformar tem que pensada coletivamente”.
A Deputada Federal Delegada Ione Barbosa falou sobre a importância do parque para a região, que trará cultura, tecnologia, ciência e saberes para o interior. A parlamentar destacou o pioneirismo da iniciativa e mencionou ainda a função da educação na vida das crianças e das famílias.
A Prefeita Maria Imaculada destacou o valor dessa iniciativa e o papel de Manhuaçu na condução do progresso e na transformação da região. “Temos a necessidade de investir em tecnologia para uma educação mais dinâmica e inclusiva. Acredito que é um projeto que vai conciliar reflexões sobre os avanços da ciência aliando a preservação ambiental, a consciência ecológica e a necessidade de se pensar o futuro ambiental da cidade”, pontuou.
O parque será localizado no bairro Alfa Sul. O projeto já está na fase de construção e tem previsão de inauguração no ano de 2024.