Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram realizadas ações educativas, por parte da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, envolvendo alunos do programa integração AABB Comunidade, esta semana, entre terça e quinta-feira, 10 e 12/05.
A Assistente Social Silvia Maria Dornelas ministrou duas palestras aos educandos atendidos pelo programa. O objetivo foi orientar crianças e adolescentes sobre o tema. “Alcançamos a nossa finalidade, que foi de informar e educar para prevenir. Levamos informações aos nossos alunos acerca dos riscos e também as formas de buscarem proteção, além de denunciar possíveis abusos”, comentou.
A dinâmica foi realizada de forma proativa, utilizados filmes e palestras. Além disso, os educandos foram separados por faixa etária. O conteúdo apresentado era adequado para cada grupo, respeitado suas idades.
O dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 49º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
(Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu)