Palestra especial que tratou do importante papel desempenhado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para assegurar o bem-estar dos agricultores familiares foi realizada em São Sebastião do Sacramento, neste sábado 25/09, durante a reunião do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial).
Com as presenças dos Párocos, Padre Roberto Carlos e Padre João Batista, Coordenadores do CPP, Isaac e Emerci, além de diversos coordenadores religiosos de comunidades rurais, a palestra foi ministrada pelo Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, no Salão Paroquial, localizado em frente à Igreja Matriz de São Sebastião.
‘O Sindicato é uma instituição que prega a justiça e luta pelos direitos de uma categoria que são os trabalhadores rurais. É muito importante esta abertura da Igreja para ouvir o que a instituição representa; o que ela traz, de sua existência. Além de o sindicato ser constituído pelos próprios trabalhadores, ele dialoga com os órgãos públicos e a sociedade como um todo, no objetivo de trazer melhores condições de vida para os trabalhadores rurais’, avaliou o Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio.
Durante a palestra, foram esclarecidas dúvidas diversas sobre questões que fazem parte do dia-a-dia dos agricultores familiares e o sindicato atua, como a previdência social, o ITR, legislação para o meio rural, entre outros assuntos afins. ‘Foi uma experiência muito válida, uma acolhida muito agradável, com importante troca de conhecimento. São exemplos positivos que devem ser seguidos. São objetivos do sindicato representar e organizar a categoria para que ela participe de todas as políticas públicas direcionadas para o meio rural, ou seja, é nossa luta diária defender os interesses do agricultor familiar para que ele tenha condições de progredir e pleno acesso a seus direitos. O Sindicato dialoga com as Igrejas, Poder Público, associações, ONGs e com sindicatos de outras categorias para que ações cheguem até quem precisa: os trabalhadores rurais. O Sindicato é forte porque se consolida com todas estas parcerias. Agradeço ao convite feito pela Paróquia São Sebastião do Sacramento, aos Padres Roberto Carlos e Pe. João Batista, aos coordenadores Isaac e Emerci e a todos que compareceram e colaboraram para a realização deste encontro’, pontuou Marco Antônio.