quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / Nova espécie de maracujá homenageia etnia indígena

Nova espécie de maracujá homenageia etnia indígena

passiflora_purii_flor

As flores com duas séries de filamentos de coloração vinho contrastando com as de cor branca e o miolo em tons de verde e amarelo chamaram a atenção de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) enquanto realizavam trabalho de campo no município de Rio Preto, até então, o exemplar ainda não havia sido descrito na literatura científica, foi aí que os pesquisadores descobriram uma nova espécie de maracujá.

A nova espécie de maracujá foi descrita na Revista Acta Botanica Brasilica, sendo intitulada Passiflora purii. Até o presente momento, os pesquisadores estimam que haja menos de 50 exemplares adultos. Para validar tamanha descoberta no meio científico é necessário seguir uma série de passos, entre eles, destacar quais características a espécie apresenta que a faz ser considerada realmente nova.

A nova espécie de maracujá recebeu o nome de “purii” em homenagem a etnia Purí, que, antes da chegada dos portugueses, habitado a região da Serra da Mantiqueira, onde a fruta foi descoberta. Por ter sido encontrada fora dos limites das Unidades de Conservação da região, a população de Passiflora purii foi considerada como “criticamente em perigo”, segundo critérios e categorias de ameaça de extinção estabelecidos pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).

AGROLINK

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *