Em assembleia na cidade de Mutum, no dia 19/06, os municípios de Mutum e Reduto assinaram o convênio para adesão ao Circuito Turístico Pico da Bandeira. Com a inclusão, a Instância de Governança Regional passa a ter 22 municípios integrantes.
A reunião foi aberta pela Gestora do Circuito Rosanea Teixeira, da cidade de Caiana, e o Presidente do Circuito Walace Pedrosa, prefeito de São Francisco do Glória. O encontro aconteceu na sede do TecPop com a presença do prefeito de Mutum, Claudinei Clemente.
Além da adesão dos dois novos municípios, a reunião discutiu políticas e ações relacionadas ao turismo em toda a região do entorno da Serra do Caparaó.
MUTUM
O secretário Municipal de Turismo, Marcelo Mendes de Oliveira, ressaltou que a participação em uma Instância de Governança Regional IGR, coloca o município de Mutum efetivamente no mapa Turístico de Minas Gerais e, também, permite uma pontuação para o recebimento do ICMS Turismo.
A secretária-adjunta, Michelle Maciel, destacou os potenciais turísticos mutuenses e os planos iniciais da Secretaria que já estão em andamento visando o desenvolvimento socioeconômico municipal e regional tendo o turismo como fator impulsionador.
Secretários municipais de Mutum e membros do Conselho Municipal de Turismo de Mutum prestigiaram o evento.
REDUTO
O município de Reduto retorna ao Circuito Turístico Pico da Bandeira. A Coordenadora de Turismo Alcione Rocha participou da reunião e destacou a alegria com a assinatura do convênio de adesão. “A reintegração de Reduto ao Circuito Turístico Pico da Bandeira trará benefícios significativos para a economia local. O turismo é uma importante fonte de renda, gerando empregos diretos e indiretos, e impulsionando o comércio da cidade. Além disso, a presença de visitantes trará uma maior valorização dos recursos naturais e culturais do município, incentivando sua preservação”, destacou.
A parceria com os municípios vizinhos que já fazem parte do Circuito Turístico Pico da Bandeira é fundamental para compartilhar experiências, promover eventos conjuntos e trabalhar na divulgação da região.
Portal Caparaó