terça-feira , 3 dezembro 2024
Home / Destaque / Movimento pela Soberania Popular na Mineração realiza seminário regional em Manhuaçu

Movimento pela Soberania Popular na Mineração realiza seminário regional em Manhuaçu

MAM Seminario Regional Manhuacu (2)

Com quinze cidades representadas, o MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) realizou Seminário Regional em Manhuaçu, neste sábado, 03/02.

Organizado no Salão da Paróquia São Lourenço, no centro, o encontro tratou do planejamento para as ações a serem desenvolvidas, no decorrer do ano, em continuidade à luta contra a mineração na região.

Luiz Paulo Siqueira, membro da Coordenação Estadual do MAM, participou do Seminário e mencionou que o propósito do encontro foi elaborar o plano de atuação para este ano. ‘Estamos animados, dispostos, entendendo o tamanho do desafio, com toda a ofensiva, o ataque das mineradoras, que têm se aproximado da região cada vez mais. Mas, ao mesmo tempo, temos visto como as comunidades estão mais atentas, organizadas e se colocando na defesa de seus territórios. Estamos falando de uma região que não tem a menor vocação para atividade minerária. É uma região com grande potencialidade para a agricultura familiar, a produção de café e de alimentos saudáveis para o povo brasileiro. É isso que temos que fortalecer: atividades econômicas que geram qualidade de vida, emprego e renda para o conjunto da população’, explicou. 

‘A mineração, quando chega no território, destrói nossas terras, acaba com nossos modos de vida, traz a violência, destrói nossas águas, destrói a agricultura, deixa a terra infértil, acabando com qualquer potencialidade para futuras gerações. É por isso que temos que defender nosso território e lutar por um projeto de qualidade de vida que melhora o dia-a-dia, a condição de vida do povo da região, e não a mineração, que é um projeto de morte, que está sendo colocado para a região’, reforçou Luiz Paulo.    

Thomaz Júnior

 

Veja Também

apreensao Alto Jequitiba

Apreensão de drogas em Alto Jequitibá

Nesta sexta-feira, 29/11, a Polícia Militar recebeu informações dando conta da prática de tráfico de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *