Em decorrência de diversas reclamações, oriundas da população, por conta do barulho excessivo gerado pelas motocicletas com escapamentos irregulares, a Polícia Militar intensificará a fiscalização a este tipo de veículo na área do 11° Batalhão.
A ação tem como objetivo retirar de circulação motocicletas com tais alterações, para tanto, além das blitz de trânsito, a PM está realizando visitas aos empregadores de motoboys e a estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas com o intuito de evitar que ocorra a adulteração de escapamentos.
De acordo com o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada, como o escapamento, por exemplo, são consideradas infrações de natureza grave, cabendo multa de R$195,23; cinco pontos na carteira; além de remoção/retenção do veículo até que seja sanada a irregularidade.
Desta forma, durante as visitas que a Polícia Militar já está desenvolvendo em Manhuaçu, através da equipe da Base Comunitária Móvel, os comerciantes que trabalham com entregas de produtos em casa, o conhecido delivery, receberam orientações sobre a importância de observarem se seus entregadores estão cumprindo o citado artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, pois essa conduta irregular dos motociclistas, de deixarem os escapamentos adulterados (barulhentos) em suas motos, está causando intranquilidade à comunidade de Manhuaçu, principalmente em relação a perturbação do sossego e do trabalho.
MOTOS EM ALTA VELOCIDADE NAS RUAS
Outra conduta que também será fiscalizada pela PM será a observância dos limites de velocidade impostos pela via, pois as reclamações que chegam até a PM também são nesse sentido.
O Comandante da 72ª Cia PM, responsável pelo policiamento em Manhuaçu, 1º Tenente Gedaías Teixeira Xavier ressalta que “além da infração de trânsito de natureza grave, esta conduta dos motociclistas também se amolda ao crime ambiental de poluição sonora. Portanto, a Polícia Militar adverte que as operações serão constantes e adotaremos todos as providências para coibir esse tipo de situação e trazer a tranquilidade e o sossego à nossa comunidade”.