Ação coletiva e ambiental será realizada neste domingo, 19/12, com o plantio de mudas arbóreas na mata urbana, situada no B. Catuaí, em Manhuaçu. A exemplar iniciativa é tomada pela Associação de Moradores do Bairro, com apoio do COAMMA (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu) e alunos da Faculdade do Futuro.
O local que receberá estas novas árvores foi severamente afetado pelas queimadas, em setembro deste ano, quando a triste imagem de labaredas consumindo a vegetação foi vista pela população em praticamente toda a cidade.
Nesta iniciativa de domingo, quarenta mudas de ipê serão plantadas. A ação representa etapa do projeto de preservação ambiental implantado tão logo ocorreram os incêndios nas matas urbanas de Manhuaçu.
O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Catuaí, João Batista Lacerda, informa que a concentração dos participantes ocorrerá em frente à Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus (B. Catuaí), a partir das 8h.
‘Nossa intenção é chegar aos locais da mata mais afetados pelas queimadas e plantar as quarenta mudas de ipê doadas pela Faculdade do Futuro. Gostaríamos da participação de todos, pois, a reserva é como se fosse um pulmão para toda a cidade. Esperamos conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente, e, assim, recuperar de pouco a pouco o que foi destruído de forma irresponsável’, conclui o Presidente João Batista Lacerda.
Em uma frente de trabalho conjunta proposta pelo COAMMA envolvendo diversos segmentos e os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, em setembro, logo após as queimadas registradas nos Bairros Catuaí e Petrina, margens da BR-262 no perímetro urbano e em comunidades rurais do município, decidiu-se pela implantação de projeto permanente de conscientização e preservação ambiental. Para dinamizar as atividades, na ocasião, foi instaurada comissão mista visando melhor acompanhamento das mobilizações realizadas.
Neste contexto, estas lideranças sociais buscarão executar, em breve, novas mobilizações com a população em ações diversas, além do reflorestamento, visando a preservação das águas, da fauna e da flora.