Entre os dias 9 e 18 de maio, as equipes de saúde dos municípios de Manhuaçu e Matipó terão um fôlego extra nos esforços para combater a transmissão das arboviroses.
A Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses chega à região e reforça as equipes locais com agentes de campo enviados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em uma ação conjunta entre estado e municípios.
Serão realizadas visitas domiciliares e em pontos estratégicos pelos profissionais, entre outras atividades. O objetivo da estratégia é bloquear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
“Esses profissionais da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais serão um auxílio às equipes de saúde desses municípios, no trabalho de aprimoramento das vigilâncias e consequentemente prevenção de óbitos”, destacou Grace Vidal, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Manhuaçu.
O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, destacou a importância da população de ambos os municípios abrirem as portas para as equipes da Força Estadual. O dirigente pontua a importância da ação e a necessidade da população auxiliar a equipe.
“A Secretaria Estadual de Saúde entendeu a necessidade desse reforço e encaminhou as equipes, porém é fundamental que a população receba bem esses agentes, pois para vencermos essa guerra contra o mosquito é muito importante que todos façam sua parte”, enfatizou Lacerda.
Força Estadual
Composta por uma equipe multiprofissional, a Força Estadual tem como objetivo fortalecer as ações e serviços de saúde de enfrentamento as arboviroses, tendo como estratégia trabalhar os quatro eixos do plano de contingência estadual de enfrentamento as arboviroses, sendo eles assistência, vigilância, controle do vetor e comunicação e mobilização social.
Municípios
O município de Matipó possui um óbito confirmado por dengue e outros três óbitos em investigação, conforme dados do painel de monitoramento de casos da SES consultados em 9/5. O município já contabiliza 766 casos confirmados de dengue em 2023.
Já o município de Manhuaçu possui 1 óbito confirmado por dengue e 2.171 casos de dengue confirmados no mesmo período de consulta. Números que acenderam o alerta do estado e ressaltaram a importância de fomentar ações conjuntas de combate aos agravos causados por arboviroses.
Por Antonio Rodrigues / SRS Manhuaçu