Duas ações importantes foram consolidadas para a agricultura familiar em Luisburgo, nos últimos dias: a realização da Feira Livre da Agricultura Familiar e do Artesanato e a Posse do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Com total apoio do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), sob a Presidência de Silvana Damasceno, juntamente com a Prefeitura e outras entidades parceiras, além do empenho das famílias de agricultores, as duas iniciativas mobilizam o município e apontam novos horizontes para o desenvolvimento socioeconômico do meio rural local.
FEIRA LIVRE
Realizada no último sábado, 18/06, na Avenida São Luiz Gonzaga e Praça José Thabet Knupp, desde 7h da manhã, a feira livre da agricultura familiar e do artesanato movimentou o centro da cidade, possibilitando geração de renda e acesso da população a alimentos saudáveis.
Idealizado pelo CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), o projeto é organizado pela Comissão da Feira Livre, composta por representantes de instituições e feirantes com experiência na área (grupo de feirantes), e parceria do Sindicato de Luisburgo, EMATER, Rede Agroecologia, Associação Comunitária de Fortaleza e Prefeitura, juntamente com produtores rurais.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL E SUSTENTÁVEL
Em recente reunião, foram nomeados os componentes e diretoria do CMDRS de Luisburgo (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Paritário, o conselho ficou assim integrado:
Representantes do Poder Público: (Titulares): Francisco Adão de Carvalho, Maria Isabel de Carvalho, Ítalo da Silva de Carvalho e Giovanna Aparecida Borel Vargas; (Suplentes): Uederson Amaral Portilho, Valdirene Henrique Clem, Edivania de Oliveira Moreira Costa e Lorena Aparecida Knupp.
Representantes da Sociedade Civil e de Entidades Representativas dos Agricultores: (Titulares): Silvana Damasceno Gomes Labanca, Mauro Felisbino Ribeiro, Marleidiam Portes de Freitas, Hobnermayer Ricardo Nunes, Danilo José de Amorim, Sheila Maria Hott Marcato e Marcos de Castro Amaral; (Suplentes): Luan Labanca, Edina Neves Teixeira Fialho Gomes, Walter De Oliveira Vilete, Miguel Correia da Silva e Antônio Marcos Portes.
A Diretoria do conselho foi definida, com a seguinte organização: Presidente Hobermayer Ricardo Nunes; Vice-presidente, Francisco Adão de Carvalho, e Secretária, Sheila Maria Hott Marcato.
Na reunião, o CMDRS evidenciou os agricultores e instituições que colaboraram na construção do projeto feira livre: Maria Aparecida Noronha, Maria Antônia da Silva, Rita de Cassia Nicodemos da Silva, José Aparecido Campos, Edimar Bárbara, Hobermayer Ricardo Nunes e Sheila Maria Hott Marcato (Secretária do CMDRS); Mauro Felisbino Ribeiro e Marineide Gomes Zape (rep. da EMATER); Silvana Damasceno Gomes Labanca (Sindicato de Luisburgo), Marleidiam Portes de Freitas (rep. de Associação); Jaqueline Miranda (rep. de Assistência Social); Roberto Pacheco (Sec. de Cultura e Turismo), e Moacir Mendes Neto (rep. Secretaria de Agricultura).
(Thomaz Júnior)