quinta-feira , 3 abril 2025
Home / Destaque / Leite: preço ao produtor cai 9%

Leite: preço ao produtor cai 9%

vacas leite ordenha

Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço médio mensal do leite cru captado por laticínios registrou a quinta queda consecutiva. 

De agosto para setembro, a baixa foi de 9,08%, indo para R$ 2,05/ litro na “Média Brasil” líquida. 

Em um ano (de setembro/22 para setembro/23), o recuo é de expressivos 31,54%, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de setembro/23).

Em setembro, foram precisos 26,6 litros de leite para a compra de uma saca de milho – 12,3% a mais que em agosto. Esse cenário desperta preocupações ao setor, tendo em vista que a progressiva perda na margem do produtor pode diminuir os investimentos na atividade neste curto prazo.

Com maior oferta de lácteos e consumo doméstico muito sensível ao preço, os estoques de derivados nas indústrias e canais de distribuição cresceram em setembro. Assim, os preços do UHT, da muçarela e do leite em pó fracionado negociados entre laticínios e canais de distribuição no estado de São Paulo caíram 6,3%, 2,3% e 4,2% frente a agosto. Esse resultado foi repassado ao produtor em setembro – e a expectativa do setor é de que o cenário de queda ainda se mantenha para o preço do leite cru captado em outubro, ainda que em menor intensidade.

CEPEA

Veja Também

incendio veiculo Bairro Nossa Senhora Aparecida

Bombeiros combatem incêndio em veículo em Manhuaçu

Na noite desta segunda-feira (31), o Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu foi acionado para ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *