Com belíssima campanha em 2021, erguendo duas vezes a taça para o Vasco da Gama, como campeão e vice-campeão na categoria Sub13 de futsal e de futebol de campo, respectivamente, o jovem Bernardo Augusto Rocha Dornelas Herdy, com idade de 13 anos, é o orgulho dos pais e familiares.
Neste período de férias, Bernardo, filho de Antônio Marcos Herdy e de Maria Inês da Rocha Herdy, visitou a família, em sua terra natal, a cidade de Divino, e destacou seu entusiasmo e preparação para a nova temporada, agora na categoria Sub14, da equipe cruzmaltina.
‘Ficamos muitos felizes com a temporada. Iniciamos os trabalhos em agosto de 2021, após um processo seletivo. Considero que está sendo muito boa minha evolução na academia, no campo e no futsal. Conseguimos vencer clássicos, como os jogos contra o Flamengo, Fluminense e o Botafogo. Alcançamos nosso objetivo ao participar de duas de três finais que haviam no período. Fomos campeões de futsal e vice, na Copa Rio, de futebol de campo’, avaliou o adolescente.
O começo de um sonho
Filho de Antônio Marcos, ex-jogador do União, time de Divino, Bernardo evidenciou este importante início de trajetória profissional. ‘Comecei a me destacar nas escolinhas de futebol de Divino e da região. Depois disto, ele me encaminhou junto com o Wenderson, da Windows Shopper, para avaliação no Vasco. Entrei em contato com o Wenderson, da agência de atletas Windows Shopper Players, que é amigo do meu pai e mora em Alto Jequitibá. Ele me encaminhou para o Vasco. Cheguei ao clube em 2019, sendo aprovado na captação. Depois, comecei a treinar com o time. Em 2020, voltei, mas, infelizmente, paramos por causa da pandemia. Retornamos em 2021, quando fui aprovado em agosto’.
Nestes preparativos para o ingresso ao clube carioca, Bernardo pontuou que ‘treinei muito no clube União, em Divino. Conheci o Marcelo Pires, no Rio de Janeiro, e começamos a treinar também’.
Com o abrandamento da pandemia, em agosto do ano passado, Bernardo foi aprovado e ingressou no Vasco da Gama, na equipe de Futsal e com participação no time de futebol de campo, ambos da categoria Sub13. ‘Nos enturmamos muito rápido com o grupo. Logo, começamos os Campeonatos de Futsal e de Campo. Tudo foi com muito trabalho e dedicação, mas conseguimos jogar nos dois, sendo campeões no futsal e vice, no futebol de campo’, comemorou o jovem.
Bernardo destacou firme participação dos pais e dos avós em sua jornada profissional. ‘Primeiramente agradeço a Deus e reforço que meu pai e minha sempre ajudaram e ajudam. Temos o apoio de familiares e amigos também. Minha prima, Gabi, que também é jogadora, me ajudou, treinávamos juntos e ele me dava dicas importantes. Enfim, a família inteira joga bola, então, o incentivo é muito grande, de honrar a família. É muito difícil mudar para uma cidade grande, e ir sozinho, como fui. A cultura, o clima, tudo é diferente, mas, vamos adaptando, sempre buscando melhorar lá dentro do Vasco.
Novos horizontes
O jovem atleta de Divino agora segue para a categoria Sub14 e relata suas expectativas e o intenso ritmo de preparação. ‘Agora, no sub14, temos consciência de que a cobrança aumenta. É preciso mostrar o que é ser Vasco, um clube grande e que precisa e merece grandes resultados’, afirmou.
(Diário de Manhuaçu/ com informações de Roberto Carlos Teixeira/ Rádio Pescadores FM 104,9)