A engenheira florestal Thaís Aguiar mudou o status de estagiária para técnica de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte assim que concluiu a graduação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) no final de 2021. Ainda estagiária, ela acompanhou o técnico de campo Laio Almeida e participou dos preparativos do Cupping ATeG Café + Forte.
“Essa experiência foi fundamental para que eu conhecesse o sistema utilizado no programa (SISATeG) e, principalmente, para me familiarizar com a rotina da assistência técnica e gerencial. O estágio me deu base técnica, conhecimento de campo, e atenção para a parte burocrática do trabalho”, comentou Thaís.
Segundo o gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Viçosa, Marcos Reis, o bom desempenho e a dedicação de Thaís durante foram determinantes para que ela assumisse o grupo. A turma assistida pela profissional fica no município de São João do Manhuaçu e foi aberta por meio de uma parceria do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade com o Sistema FAEMG e o Sicoob Credilivre.
“Um dos gargalos para a formação de novos grupos de ATeG é a falta de mão de obra qualificada, então nós criamos uma solução que é o programa de estágio e tivemos a felicidade de ter aqui na regional de Viçosa uma oportunidade de trabalho para essa profissional, já sabendo da sua capacidade e potencial”, destacou Marcos.
Avaliações
‘O Sistema FAEMG tem grande respeito, carinho e cuidado com os estagiários e nos dá o suporte necessário para que tenhamos confiança e segurança na nossa atuação profissional. Além disso, há uma rede de profissionais envolvidos no ATeG que estão sempre disponíveis para a troca de conhecimentos, e isso é um diferencial.
Eu diria a todos os estudantes que puderem, que façam o estágio no ATeG e aproveitem a oportunidade de aprendizado e crescimento” – Thaís Aguiar, técnica de campo do ATeG Café + Forte.
É importante frisar que o programa de estágio do ATeG fortalece nossa parceria com a UFV e contribui na formação dos estudantes da instituição que ganham competitividade no mercado e experiência no atendimento em campo e na atuação na extensão rural, que também é foco da Universidade. E esse resultado é uma satisfação imensa para nós do Sistema FAEMG’, relatou Marcos Reis, gerente em Viçosa.
‘Sem dúvida o sucesso do programa de estágio pode ser aferido pela qualidade e empregabilidade dos profissionais que estamos destinando ao mercado. Quando eles passam a integrar nosso time de técnicos, temos mais uma prova de que estamos no caminho certo, cumprindo nosso objetivo institucional de formar profissionais de excelência’, pontuou Bruno Rocha de Melo, gerente de Assistência Técnica e Gerencial.
(Fonte: Sistema FAEMG/ SENAR)