sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / Destaque / Iniciados os atendimentos do Castramóvel em Manhuaçu

Iniciados os atendimentos do Castramóvel em Manhuaçu

Castramovel Manhuaçu

O castramóvel começou, nesta quarta-feira (03), a atender os cães e gatos em situação de rua do município de Manhuaçu. A meta é atender cerca de 70 animais por dia e o intuito dessa castração em massa é manter o controle populacional. No total, estão previstas a castração de 566 animais do município e todas as castrações serão gratuitas.

A contratação do Castramóvel é uma realização da Prefeitura de Manhuaçu e a execução é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental, e conta com a parceria do 11º Batalhão da Polícia Militar, grupos de proteção animal PET Carinho, Bicho Bacana e AMADS, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte, SAAE Manhuaçu, e instituições de ensino Doctum e Centro Educacional de Manhuaçu.

A Secretária de Saúde Ana Lígia esteve no local acompanhando o início das atividades e agradeceu à todos os parceiros envolvidos. “Muita gratidão à todos, ao 11º Batalhão, por meio do Comandante Geral, que nos cedeu o espaço, às entidades de ensino, e em especial aos grupos de proteção que fazem um trabalho sério de proteção aos animais.”

O veterinário e Coordenador da Clínica Municipal de Manhuaçu vinculada à Secretaria Municipal de Saúde Rafael Rolim, explica a importância dessa iniciativa. “Essa é uma política pública muito importante, que às vezes é negligenciada por outras cidades. Animais em excesso nas ruas trazem diversos problemas, como poluição sonora, os animais ficam doentes. Então, ter o controle desses animais é fundamental até para controle de zoonoses, que são aquelas doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. No fim da linha, essas ações trazem mais saúde a população”.

Os grupos de proteção animal têm importante papel nesse trabalho. Foram os protetores que fizeram o levantamento e cadastro dos animais em situação de rua no município, e estão auxiliando nos trabalhos de castração. Para Telma Paulo de Freitas, do grupo Bicho Bacana, esse trabalho é de carinho pelos animais: “A castração dos animais em situação de rua, é um ato de amor e é um sonho realizado pra mim. É nosso dever, enquanto sociedade, cuidar dos animais que estão nas ruas. E assim a gente trabalha para diminuir a população desses animais. Isso é o nosso combustível, ver esses animais bem, cuidados. Agradeço também ao Deputado Federal Fred Costa, pelo apoio à causa animal por meio de emenda parlamentar”. Dona Iraci Gomes Ferraz, do grupo PET Carinho, acrescenta a importância da castração: “São muitos filhotes nas ruas, nos deixa triste ver às vezes animais brigando, mal cuidados”. A cuidadora também deixa um recado para a população: “Pra quem não quer ver os animais na rua, nos ajudem, pois o nosso trabalho é tirar esses animais da rua e encontrar um lar para eles.”

Operação também beneficia estudantes do município

Além dos benefícios para a saúde pública, o atendimento aos animais também é uma oportunidade para que estudantes do curso de medicina veterinária possam ter contato com esse tipo de trabalho. O professor e Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifacig, Paulo Gabriel Pereira da Silva Júnior, essa vivência é fundamental: “Essa é uma oportunidade única para conhecer um grande trabalho como esse, que na rotina da sala de aula é muito difícil, os estudantes vão passar o dia conhecendo todas as áreas, desde a recepção dos animais, pesagem, até o pós-cirúrgico.” O professor finaliza agradecendo a oportunidade de poder oferecer uma formação mais humana para os estudantes. “Além da formação técnica, os estudantes também ganham uma formação humana, de preocupação com o próximo, preocupação com os animais, só é vivida assim e a gente agradece à prefeitura pela oportunidade”, finalizou o professor.

Sobre o castramóvel

O Castramóvel é uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA) para atender os animais e estará até o dia 13 de março instalada no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu para realizar as cirurgias. O local da instalação das carretas tem o intuito de evitar aglomerações, além de garantir a segurança dos animais.

Secom Prefeitura de Manhuaçu

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *