O Hospital César Leite inaugurou nesta segunda feira (30/03) a estrutura física para atender possíveis doentes graves com Covid-19. Em quatro dias, as equipes de manutenção e obras atuaram na construção de salas e divisórias para uma ala específica para os casos de Coronavírus que vierem a ser tratados na unidade hospitalar.
A Prefeitura de Manhuaçu cedeu nove respiradores para a UTI Covid-19. Além disso, uma equipe foi montada pelo hospital especificamente para atuar nessa unidade.
Num momento rápido de entrega do novo espaço, o Pastor Márcio Melo conduziu uma oração e alguns representantes do HCL, do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e da Prefeitura falaram do novo espaço.
O Diretor Clínico do HCL, Dr. Luís Cláudio Mendes Valle, explicou que o hospital continua trabalhando em todos os seus serviços e agora entregou uma unidade específica do Covid-19. “O hospital está entregando os dez primeiros leitos da Unidade de Terapia Respiratória para que possamos absorver os possíveis casos que chegarão aqui. O objetivo é que os pacientes tenham esse suporte com os respiradores cedidos pela Prefeitura de Manhuaçu e com os profissionais já capacitados para que a gente possa estar contribuindo da melhor maneira possível para o atendimento aos nossos pacientes”.
O provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, está cumprindo isolamento social. Ele destacou o empenho de toda a diretoria e funcionários. “É um vírus letal como temos visto em vários países. Por conta disso, estou atuando em quarentena em casa, tendo em vista a minha idade. Temos que respeitar as orientações da OMS e tomar as medidas necessárias. Quero agradecer a todos que se empenharam e mais uma vez colocaram tudo em condições de atender a nossa população”, pontuou.
GRATIDÃO
“As pessoas podem achar que nós estamos sendo precipitados, más temos que agradecer por ter esse tempo para organiza tudo. Já temos Call Center, Unidade de Apoio Respiratório e agora os leitos do Hospital Cesar Leite, que estarão à disposição para atender Manhuaçu e região com cerca de 300 mil usuários”, destacou a Prefeita Cici Magalhães, pedindo a todos para seguirem as orientações de precaução em relação a doença.
No mesmo sentido, a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama, reforçou todo o investimento que a prefeitura se propôs a fazer em parceria com o HCL. “O Hospital se prontificou, se organizou com toda a qualidade e responsabilidade. Foi assim na crise da febre amarela e agora, novamente, a diretoria fez tudo para inaugurarmos rapidamente essa unidade. O HCL é destaque pela sua disponibilidade, sua responsabilidade social e qualidade do seu serviço. Somos muito gratos por termos esse hospital com tamanha responsabilidade com a nossa população”.
O diretor da Superintendência Regional de Saúde (SRS/Manhuaçu), Juliano Estanislau, argumentou que a necessidade de leitos na região de Manhuaçu é muito grande tendo em vista a quantidade de idosos e pessoas vulneráveis. “O HCL e a Prefeitura de Manhuaçu saíram na frente. A Secretaria de Estado e o Governo de Minas também estão trabalhando muito para implantar novos leitos e para minimizar o impacto dessa pandemia”.
Alguns profissionais de saúde que atuaram na unidade, os diretores do HCL Leandro Sathler e Milton Martins, o diretor assistencial Chardson Roberto, Presidente da Câmara de Manhuaçu, Juninho Linhares, também participaram do ato.
Imagens Teógenes Nazaré / Cidade Total